Lançamos mais uma coluna, que será veiculada semanalmente, recheada de notas, informações, ponto de vista e opinião. Intitulada “Retalhos...Cotidianos, para se somar á coluna “Olho Vivo nos Bairros”, também assinada por este jornalista. Este espaço, sem sombra de dúvida, ficará mais próximo do leitor da Tribuna Cultural, destacando a política, o dia a dia da Estância, da religião, da prestação de serviço, da denúncia ética e a veracidade da notícia. Estância é terra de gente guerreira, sempre merece ser respeitada por todos, e seus filhos e filhas, terem oportunidade sem (distinção) de empregos para sobreviverem dignamente. E emprego, passa também pela vontade, compromisso e pela responsabilidade da classe politica, digo, do chefe maior da gestão pública. É preciso atrair indústrias para Estância, que sempre despontou no estado com seu Distrito Industrial.
Agradeço aqui ao profissional, Adailton Souza, por ter feito esta arte, destacando “Retalhos...Cotidianos”, para ilustrar a coluna e consequentemente a Tribuna Cultura. Desejo boa leitura!
O PROFISSIONAL ADAILTON
O destaque do início desta coluna “Retalhos...Cotidianos”, vai para o moço Adailton Francisco de Souza, 50 anos, ele é pai de André e Danilo, avô de Ryan Miguel e Maria Júlia, é leitor assíduo da Tribuna Cultural.
Um rapaz de boa índole e sempre antenado e colocando seu ponto de vista sobre as notícias deste site. Adailton é formado em Contabilidade, pela Escola Técnica de Comércio da Estância, funcionário da Sulgipe há 30 anos, ultimamente na função de Atendente de CallCenter. Em 1986 fez um curso de Pintura em Tecidos pelo SENAC de Aracaju. Casado com a costureira Josefa Lima de Souza, filha do musicista Alféu Lima, que tocou no conjunto musical “Os Cometas”, de Gumercindo e depois Alféu criou seu próprio conjunto musical, intitulado “Os Brasões”, Adailton conta que é natural do povoado Espinheiro, município sergipano de Japoatã, vizinho de Propriá. Chegou para morar em Estância, em 1988
UM FATO HISTÓRICO
O presidente Fernando Cezar Ribeiro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, recebeu os vereadores da Câmara Municipal de Jacutinga, Minas Gerais. O nosso querido e inesquecível, Major Oswaldo Freire da Fonseca, sempre lembrado na sua Estância, “Berço da Cultura de Sergipe”, foi prefeito de Jacutinga - MG.
Na sua profícua gestão, levou o asfalto que liga Ouro Fino - Jacutinga - Divisa de São Paulo, arborizou toda a cidade com essências florestais de grande valor (um verdadeiro espetáculo), dentre muitos benefícios. Major Oswaldo foi provedor da Santa Casa de Misericórdia de Jacutinga, durante oito anos consecutivos. Seu nome foi lembrado pelo presidente Ricardo Henrique Panizolo, da Câmara Municipal e demais vereadores presentes e pelo secretário de governo, Newton Carvalho, da prefeitura.
UM FATO HISTÓRICO II
Muito emocionado, o nosso querido Oswaldinho, filho do “Major do Povo”, agradeceu a todos. O presidente, Fernando Cezar Ribeiro, da FAFE- DF aceitou o convite dos vereadores jacutingueses para visitar a famosa Estância Hidromineral de Jacutinga, “Capital das Malhas do Brasil”. Os estancianos de Sergipe agradecem aos estancianos de Minas Gerais, por saudar a história do nobre Major Oswaldo Freire da Fonseca, um grande brasileiro, de alma universal. Que seu corpo descanse em paz no Cemitério de Jacutinga e nós aqui, sempre lembrando da sua abençoada passagem em solo pátrio! Que maravilhoso exemplo de gente! Deus seja louvado!
IDEIA ACATADA
Fiquei contente com o atendimento da nossa ideia, lançada no programa “A Banda no Coreto”, que foi acatada pelo prefeito Gilson Andrade. Sugerimos ao nobre prefeito, a criação de uma Filarmônica no populoso bairro Cidade Nova, para atender aos meninos e meninas daquela comunidade carente.
IDEIA ACATADA II
O que ocorria, era a garotada, que gostava de participar das bandas marciais, durante a Semana da Pátria, e, quando terminava essa festividade cívica, os meninos e meninas da Cidade Nova, ficavam sem tocar e sem aprender nenhum instrumento musical, ou seja, tinham que esperar mais um ano, para tocar um instrumento pela banda de sua escola.
IDEIA ACATADA III
Aí, a notícia chegou aos ouvidos do prefeito Gilson Andrade, que, aliás, já foi também integrante de uma Filarmônica na sua cidade natal, Itabaiana, e resolveu fazer uma parceria com a Lira Carlos Gomes, para a Lira oferecer aulas de iniciação musical para os jovens que integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), também serve para os demais jovens interessados. Depois da aprendizagem, a Filarmônica da Cidade Nova, deve andar com suas próprias pernas, até porque em Estância existiram outras Liras que tiveram sua autonomia. Obrigado, Dr. Gilson!
PAPA FRANCISCO
O trabalho infantil “é a exploração das crianças nos processos de produção da economia globalizada para o lucro e ganho de outros. É a negação do direito das crianças à saúde, à educação e ao crescimento harmonioso, incluindo a possibilidade de brincar e sonhar. É roubar das crianças o seu futuro e, portanto, da própria humanidade. É uma violação da dignidade humana”, disse o Papa Francisco aos participantes da Conferência Internacional “Erradicar o trabalho infantil, construir um futuro melhor”.
DIOCESE SEM BISPO
Infelizmente a Diocese de Estância continua sem bispo. Dom Giovanni Crippa, que estava no comando da nossa Diocese, foi nomeado no dia 11 de agosto do corrente, pelo papa Francisco, bispo da Diocese de Ilhéus/BA. Portanto, já passa um mês da sua posse. Mas quem está administrando a Diocese, é o padre Humberto Silva, que já está engajado com os padres Nivaldo e Messias, e também da equipe da festa, para a realização do novenário e da festa da excelsa padroeira, Nossa Senhora de Guadalupe, que o seu novenário começará de 3 de dezembro.
BOQUIM PRECÁRIA
Na manhã desta sexta-feira, 19, o vereador Nivaldo da Bala (PSD), do município de Boquim, denunciou na rádio Fan FM, de Aracaju, que o prefeito Eraldo de Cabeça Dantas (PP), está deixando a cidade sem médicos. Inclusive, está faltando até dentista nos postos de saúde. O vereador informou ainda, que a prefeitura, além de deixar os portões dos mercados municipais enferrujados e sem dinheiro para restaurá-los, mesmo assim contratou uma empresa para realizar uns serviços tecnológicos por um grande dinheirão mensal.
SESSÃO INTINERANTE
A cidade de Estância está sem sessão itinerante da Câmara Municipal de Vereadores. Ocorreram somente duas até agora, quando o presidente da Câmara de Vereadores, era o atual vice-prefeito, André Graça. As comunidades contempladas foram somente o bairro Cidade Nova e Porto do Mato, esta em dezembro de 2019. Será que os problemas sumiram? A pandemia já passou e as comunidades, sobretudo, as periféricas que mais sofrem, precisam dos vereadores mais próximos delas.
ELEIÇÃO 2022
Pararam mais em ser falado em público, as conversas sobre as eleições estaduais 2022 em Estância. Ninguém sabe nos bastidores como elas estão sendo evidenciadas. O único programa de rádio, que destacou sobre a possível candidatura a deputada estadual, de Gabriela, da filha do prefeito Gilson Andrade, foi o ‘Microfonia’, de Dominguinhos (PT). Dizem que esse papo no programa jornalístico vespertino da Mar Azul FM, deixou o outro pré-candidato a deputado estadual e "aliado" de GA,, Misael Dantas, bastante pensativo. Quem realmente Gilson Andrade pretende escolher para apoiar: a sua filha ou o Dantas? Mas Gilson deixou claro, que escolherá um que seja bom para Estância.
ATACOU NOVAMENTE
Recentemente, no programa jornalístico “Dia a Dia Notícia”, de Dussantus, pela Mar Azul FM, o prefeito de Estância, Gilson Andrade, voltou a atacar com suas críticas, o seu ex-aliado, que lhe deu uma grande oportunidade e o ‘pontapé inicial’ na sua vida política, Ivan Leite. Dessa vez, as críticas de Gilson contra Ivan, não repercutiram estadualmente.
Gilson nem sequer respeitou o estado delicado de saúde que o Dr. Ivan está passando. O ex-prefeito também não o rebateu.
OS QUIOSQUES
Perguntar não é ofender: para que ou para quem foram construídos os quiosques, localizados nas praças Orlando Gomes (antiga Pça do Jardim Velho) e Thomas (bairro São Jorge). Num tempo desses, de grande desemprego, a prefeitura de Estância ainda não designou aqueles pontos comerciais públicos para ninguém? Eles estão se deteriorando sem mesmo funcionar. O do Pça Orlando Gomes, ainda está com Irineu? E o do bairro São Jorge, ainda tem a direção da nora de Miguel da Padaria?
LIDO E COMENTADO
O “Estância Secular”, do professor e escritor santaluziense, Acrísio Gonçalves, ultimamente está sendo o mais lido e comentado da cidade. Não pelo prazo recente do seu lançamento, mas por ser uma obra literária muito bem informativa. O livro está sendo procurado por pessoas deste e até por leitores de outro estado.
Aliás, exemplares do "Estância Secular", de Acrísio, foram comprados por um empresário baiano, que reside atualmente nos Estados Unidos, Joaquim Portela, bisneto do Doutor Portela. Pena que a prefeitura de Estância apenas patrocinou 300 livros. O escritor tá indo em busca de mais apoio, para publicar outros exemplares dessa magnifica obra.