Como parte do projeto de Educação Patrimonial, a Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SECULTUR), realiza mensalmente exposições temáticas no Memorial da Cultura. Durante o mês de novembro, data em que é comemorado o dia da Consciência Negra, o Memorial recebe a exposição "Mostra Afro-brasileira: 'Caminhos Quilombolas.'.
A Mostra permite aos visitantes fazer uma viagem através da história da população afro-brasileira, abordando temas que vão da cultura, culinária, danças e suas contribuições para formação da sociedade brasileira.
O curador da exposição Wilton Santos, explicou como foi montada a exposição que foi aberta nesta terça-feira, 9, para visitação pública. "A exposição propõe uma reflexão sobre as contribuições dos nossos antepassados no processo de formação da sociedade brasileira. Ela retrata as contribuições, o histórico de luta e de resistência, a perseverança da comunidade Quilombola. O Negro apesar do sofrimento conseguiu manifestar seu amor, seu brilho e suas vitórias através das danças e das manifestações folclóricas, da culinária e na literatura. O nosso maior objetivo é usar essa mostra como instrumento de libertação e expressão cultural através da palavra de resistência e respeito", explicou.
Além da exposição sediada no Memorial da Cultura, a Mostra será levada de forma itinerante para as escolas do município com rodas de conversas e apresentações artísticas relacionadas ao tema. A exposição está aberta ao público das 7 às 13 horas no Memorial da Cultura situado na Rua Divaldo Carvalho Costa, 325, Centro.