Enquanto o governador do Estado, Belivaldo Chagas era convidado pelo prefeito de Estância, Gilson Andrade, para ser agraciado com uma comenda, pela passagem dos 400 anos da Colonização de Estância, as estruturas do antigo prédio do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos Jorge Amado, continuavam caindo.
Fachada da frente do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos Jorge Amado, na Av. Lourival Baptista, em Estância
Quem viu esse prédio antes, em grande movimento educacional, servindo às comunidades estudantis, ao curso “Mais Educação” e aos professores de Estância e da região, para ver sua realidade hoje, é muito revoltante.
Depredação no interior do prédio. Papéis espalhados pelo chão
O antigo imóvel do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos Jorge Amado, de acordo com moradores da Avenida Lourival Baptista, lugar onde fica esse prédio, ele está nessa situação de abandono há mais de quatro anos. “A situação desse Centro prejudica o desenvolvimento educacional da cidade. Até uma parte do telhado já caiu”, disse um morador.
Parte externa do Centro, o mato toma conta do espaço
O local está muito feio. Os vândalos já fizeram até buracos nas paredes, levaram portas e o que ainda servia para o uso. É possível se ver alguns documentos e papéis espalhados no interior do Centro. As suas paredes estão sujas e comprometidas, além do seu piso, que está lambuzado de fezes por todos os lados.
Portão principal do Centro, totalmente enferrujado e amarrado com uma corda
A reportagem da Tribuna Cultural esteve no local na manhã desta sexta-feira, 8 e foi informada que as atividades de lá, foram transferidas para o Colégio Estadual Walter Franco, no bairro Alagoas.
Redação Tribuna Cultural