O juiz da 11ª Vara Cível, Cristiano José Macedo Costa, condenou influenciador digital Carlinhos Maia a indenizar em R$ 30 mil a artista sergipana Lau Rocha por ter vandalizado uma pintura dela, fazendo vários rabiscos numa tela. O fato aconteceu no hotel Del Canto, em Aracaju, no dia 27 de outubro de 2019, quando o influenciador estava de passagem para fazer um show na capital.
“A decisão mostra que existe justiça nesse país e serve de exemplo para outros Carlinhos, comemorou a artista plástica durante entrevista à rádio Fan F1. A decisão do magistrado também obrigada Carlinhos Maia a devolver a obra artística à sua autora. O influenciador pode recorrer da sentença ao Tribunal de Justiça de Sergipe.
Na época, ao ser entrevistado sobre o assunto pelo colunista Leo Dias, Carlinhos Maia admitiu “foi um erro. Eu não sabia – e muita gente também não – que, depois que você compra uma obra, você não pode fazer pintura nenhuma [nela]. Inclusive, peço milhões e milhões de desculpas a todos os artistas que se sentiram ofendidos. Realmente, eu não sabia”, frisou sem, no entanto, se desculpar diretamente com a sergipana Lau Rocha.