A cidade de Estância em especial, como outros municípios sergipanos, amanheceu consternada nesta sexta-feira, 13, com a notícia do falecimento de Dr. Jackson Guimarães, 71 anos, como era conhecido por todos.
A redação da Tribuna Cultural, contatou com Thiago Guimarães, filho do médico e ele informou que seu pai, que tinha 44 anos de profissão, tinha dado entrada no hospital com Covid-19, na segunda-feira, 9 e veio a faleceu ontem.
O médico José Jackson Guimarães, nasceu em 31 de março de 1950 na cidade sergipana de Frei Paulo.
O corpo de Dr. Jackson foi sepultado em Frei Paulo, sua cidade natal.
HISTÓRICO
O filho de Antônio Leite Guimarães e Josepha Oliveira Guimarães, ambos falecidos, estudou o primário na mesma cidade onde nasceu. Mas foi em Aracaju que concluiu o ginásio e o científico respectivamente, no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora e no Colégio Estadual Atheneu Sergipense.
Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, em 3 de fevereiro de 1977.
Atuou como médico em diversos municípios de Sergipe, como Estância, Indiaroba, Santa Luzia do Itanhy, Umbaúba, Itabaianinha, General Maynard, Itaporanga D’ Ajuda e Barra dos Coqueiros.
Foi diretor da Urgência do Hospital Cirurgia (Aracaju), Policlínica (Estância) e Policlínica (Aracaju).
Também foi diretor-presidente do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e vice-presidente da Cooperativa Médica de Sergipe do Hospital São José (Coomuse).
Além disso, foi médico convocado pelo 28º Batalhão de Caçadores (28 BC), como Aspirante a oficial, seguindo o 2º Tenente Médico da Reserva.
Especializou e, Urgências Médicas, no Hospital de Cirurgia, em 1979, e em Hemoterapia, no Centro de Hemoterapia de Sergipe.
Recebeu da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), o Troféu Prof. Lauro Augusto do Prado Maia, em 14 de outubro de 2015.
Também recebeu várias menções honrosas em câmaras municipais em todo Estado de Sergipe. Aposentou-se em junho de 2015, mas continuou a exercer o trabalho dele por amor á profissão.
Vale ressaltar também, que Dr. Jackson Guimarães, também, atuou na política partidária e foi eleito vice-prefeito de Estância, no período de 1988 à 1992.
Dr. Jackson, também disputou a prefeitura de Estância, em 1996, tendo como sua vice de chapa, Drª Patrícia Batalha Leite. Não foi eleito. Trabalhou no HRAM e foi secretário de Saúde.
Ele era casado com a psicóloga Analice Melo Guimarães, desde o ano de 1979, com quem teve seus quatro filhos: Thiago, Camila, José e Lucas.
AGRADECIMENTO DO SEU FILHO THIAGO
“Obrigado a todos pela mensagem de carinho. Foi uma grande perda para nossa família e para todos que o conhecia. Meu pai foi um homem de Deus e um médico humano, que serviu à todos com dedicação e doação à medicina. Fará muita falta!”
Por Jornalista Magno de Jesus - DRT/SE 1955
Redação Tribuna Cultural
Um excelente profissional