noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

DOM GIOVANNI SERÁ O 10º BISPO DA DIOCESE DE ILHÉUS/BA

Dom Giovanni Crippa será empossado na sua nova Diocese, em outubro

Publicada em 13/08/21 às 11:59h - 460 visualizações

Atribuna Cultural/Com informação do site da Diocese de Ilhéus


Compartilhe
Compartilhar a noticia DOM GIOVANNI SERÁ O 10º BISPO DA DIOCESE DE ILHÉUS/BA  Compartilhar a noticia DOM GIOVANNI SERÁ O 10º BISPO DA DIOCESE DE ILHÉUS/BA  Compartilhar a noticia DOM GIOVANNI SERÁ O 10º BISPO DA DIOCESE DE ILHÉUS/BA

Link da Notícia:

DOM GIOVANNI SERÁ O 10º BISPO DA DIOCESE DE ILHÉUS/BA
Dom Giovanni, será o pastor da Diocese de Ilhéus, que tem como padroeiro, São Jorge  (Foto: Divulgação)

Com a nomeação de Dom Giovanni Crippa, pelo papa Francisco, para ser o novo Bispo de Ilhéus, cidade localizada no sul da Bahia, nomeação que aconteceu nesta quarta-feira, 11 de agosto com o pedido de renúncia apresentado por dom Mauro Montagnoli ao governo pastoral da Diocese de Ilhéus (BA), por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. Dom Giovanni foi escolhido pelo pontífice como sucessor de dom Mauro o até então bispo de Estância (SE), dom Giovanni Crippa. Dom Giovanni, na história dos bispos de Ilhéus, será o 10º bispo dessa Diocese baiana.

Dom Giovanni vai comandar vinte e sete paróquias na sua nova Diocese, a partir de 1º de outubro, quando será empossado.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o novo arcebispo e enviou agradecimentos ao novo bispo emérito.

Brasão da Diocese de Ilhéus

Novo Bispo Emérito de Ilhéus

Dom Mauro fez a profissão religiosa no dia 9 de dezembro de 1964 e foi ordenado sacerdote no dia 24 de janeiro de 1971. Foi nomeado bispo por João Paulo II no dia 20 de dezembro de 1995 e recebeu a ordenação episcopal no dia 24 de fevereiro de 1996 em Ouro Fino (MG). Ele foi o 8º bispo de Ilhéus (BA).

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral, responsável pelo Setor Leigos, Pastoral da Juventude e Comunidades Eclesiais de Base (1999 a 2003), membro do Conselho Episcopal Pastoral e presidente da Comissão para o Laicato (2003 a 2007). No Conselho Episcopal Latino-Americano, foi membro da Comissão Episcopal do Departamento de Leigos (1999) e presidente do Departamento de Leigos (2000 a 2003).

HISTÓRICO DA DIOCESE DE ILHEÚS

Em janeiro de 1913 o arcebispo de Salvador comunicou oficialmente a notícia da criação da diocese de Ilhéus, conforme registro feito por Silva Campos:

Tendo sido elevado à categoria de freguesia o curato de São José de Itabuna, e achando-se concluída a respectiva igreja matriz, quiseram os paroquianos que a solenidade da benção do novo templo e da leitura da portaria arquiepiscopal da dita elevação fossem presididas pelo próprio prelado diocesano, D. Jerônimo Tomé da Silva que, acedendo ao convite, ali se achou na manhã de 23 ficando edificada a população com as cerimônias inéditas que testemunhou. De volta para a capital, encontrava-se o arcebispo a 28 em Ilhéus, e aí, nessa data, nomeou uma comissão para angariar óbolos destinados à formação do patrimônio do bispado de Ilhéus, cuja criação pleiteava, composta do cônego vigário José Evaristo de Gois Bittencourt, coronéis Antônio Pessoa, Misael Tavares, Ramiro Ildefonso de Araújo Castro e Domingos Adami de Sá, e doutores João Mangabeira e José Júlio de Brito.

Em 20 de outubro de 1913, o papa Pio X, mediante a bula “Majus animarum bonum” (Para o maior bem das almas) criou as Dioceses de Barra, Caetité e Ilhéus, desmembradas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Compreendia 28 paróquias, algumas pertencentes às antigas capitanias de Ilhéus e Porto Seguro. Na época contava com 14 sacerdotes, além de 2 ou 3 frades no convento de Cairú, para atender toda a região do sul da Bahia.

Hoje fazem parte da Diocese de Ilhéus as paróquias: São Jorge dos Ilhéus (1556); Nossa Senhora da Assunção de Camamu (1570); São Miguel da Barra do Rio de Contas (1718), hoje Itacaré; São Sebastião de Marau (1718); Nossa Senhora da Escada de Olivença (1758); Santo André (1758), hoje Ituberá; Nossa Senhora das Dores de Igrapiuna (1801). A paróquia de Barcelos foi suprimida e é uma comunidade da paróquia de Camamu.

SÃO JORGE – PADROEIRO DE ILHÉUS

 São Jorge nasceu em 275, na antiga região chamada Capadócia. Hoje, esta região é parte da Turquia. O pai de Jorge era militar e faleceu numa batalha. Após a morte do pai, Jorge e sua mãe, chamada Lida, mudaram-se para a Terra Santa Lida era originária da Palestina. Era uma mulher que possuía instrução e muitos bens. Ela conseguiu dar ao filho Jorge uma educação esmerada.

Ao atingir a adolescência, Jorge seguiu a carreira de muitos jovens da época e entrou para a carreira das armas, pois tinha um temperamento naturalmente combativo. Tanto que logo ele se tornou capitão do exército romano. Jorge tinha grandes habilidades com as armas e muita dedicação. Por causa dessas qualidades o imperador Diocleciano deu a ele o título nobre de conde da Capadócia. Assim, com apenas 23 anos, Jorge passou a morar na alta corte de Nicomédia. Nesse tempo, ele exerceu o cargo de Tribuno Militar.

OS BISPOS DE ILHÉUS

DOM MANOEL ANTÔNIO DE PAIVA

Foi designado primeiro bispo da Diocese de Ilhéus Dom Manoel Antônio de Paiva, natural de Paraíba do Norte. Foi sagrado em Petrópolis no dia 18 de junho de 1915 e tomou posse no dia 08 de agosto. (1º Bispo)

DOM FREI EDUARDO JOSÉ HERBERHOLD, OFM

No dia 22 de março de 1931 fez sua entrada solene na diocese o 2o. bispo Dom Frei Eduardo José Herberhold, com enorme concurso de fieis, e muitas demonstrações de respeito e de jubilo.(2º Bispo).

DOM FELIPE BENITO CONDURÚ PACHECO

Foi pregador emérito. Realizou proveitosas visitas pastorais. Reorganizou a Obra das Vocações Sacerdotais e fundou o semanário diocesano “Voz de Ilhéus”. Foi transferido para a diocese de Parnaíba, Piauí, em 1946. (3º Bispo).

DOM BENEDITO ZORZI

Tomou posse na diocese no dia 12 de janeiro de 1947. Foi organizador, construtor e missionário. Fundou na própria casa o Seminário Menor de São Jorge, em 1949. Construiu e inaugurou depois edifício próprio do Seminário no Fundão. Construiu o Edifício São José para patrimônio da mitra. Reeditou “A Voz de Ilhéus”. (4º Bispo).

DOM JOÃO RESENDE COSTA, SDB

Quinto bispo de Ilhéus Dom João nasceu em 19 de outubro de 1910 em Borda da Mata (MG) e ingressou para a Congregação Salesiana aos 18 anos de idade. Freqüentou a Universidade Gregoriana, em Roma, onde se doutorou em Teologia, em 1937. Sua ordenação sacerdotal se deu em julho de 1935, na Basílica de Santo Inácio, em Roma. (5º Bispo).

DOM FREI CAETANO ANTÔNIO LIMA DOS SANTOS, OFM

Assumiu o governo da diocese no dia 14 de agosto de 1958. Toda Diocese sentiu o efeito de seu zelo. Missionário, percorreu a diocese freqüentes vezes, deixando em toda parte a sua palavra evangelizadora. Vale lembrar, que este era irmão de Francisquinha Assunção (Autora do Hino Oficial de Estância (6º Bispo).

DOM ROBERTO PINARELLO DE ALMEIDA (7º Bispo)

DOM FREI VALFREDO BERNARDO TEPE, OFM

Dom Valfredo Tepe é o oitavo bispo de Ilhéus. Nasceu em Münstre, Alemanha, a 28 de abril de 1918.. Veio para o Brasil ainda estudante, chegando a Olinda PE em 1935. Em Salvador cursou a teologia e foi ordenado presbítero em 30 de maio de 1942. Depois foi designado diretor espiritual do seminário franciscano em Salvador. (8º Bispo).

DOM MAURO MONTAGNOLI, CSS

Fez a profissão religiosa no dia 9 de dezembro de 1964 e foi ordenado sacerdote no dia 24 de janeiro de 1971. Foi nomeado bispo por João Paulo II no dia 20 de dezembro de 1995 e recebeu a ordenação episcopal no dia 24 de fevereiro de 1996 em Ouro Fino. (9º Bispo).


Redação Tribuna Cultural

Por Magno de Jesus

Com informação do site da Diocese de Ilhéus




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3334984
Usuários Online: 51
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!