Os moradores dos povoados Água Fria, São Bento, Saco Encantado e Quebradas, da zona rural do município de Salgado, na região Centro Sul de Sergipe, estão sem iluminação pública. Conforme relatos, os postes prosseguem sem lâmpadas e, apesar de a taxa ser cobrada nas contas de luz, o serviço não vem sendo prestado desde o início do ano.
“Não estão repondo as lâmpadas dos postes e o povoado fica escuro, favorecendo as ações criminosas. Até teve um morador que procurou o prefeito para cobrar, e ele disse que ia tomar providência, mas continua da mesma forma”, conta Lucivaldo Lisboa, morador da região.
As estradas que ligam um povoado ao outro estão na mesma situação, conforme relatou ao F5News o morador João Vieira, que sempre se desloca de São Bento para Água Fria. “Isso vem desde o início do ano. É uma escuridão braba. Não está havendo a reposição de lâmpadas queimadas e, em alguns locais, nunca teve lâmpada. E aí é que melhora para os meliantes”, disse.
Procurada por F5 News, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Salgado informou que ocorreu uma licitação para alguns itens de iluminação pública no dia 1º de julho passado, por meio de pregão eletrônico, das quais seis empresas foram vencedoras, no entanto, apesar de estarem aptas para fornecer material desde o dia 16 de julho, ainda não efetuaram o envio.
“A Prefeitura tem efetuado a substituição de lâmpadas queimadas em alguns pontos da cidade e da zona rural. A manutenção da iluminação se dá de forma regional e as pessoas devem aguardar o serviço chegar em sua comunidade. Todavia, reconhecemos que é preciso melhorar em muitos aspectos e estamos trabalhando diariamente para oferecer o melhor ao povo salgadense”, respondeu a Comunicação, por meio de nota.