A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou visita para identificar os potenciais atrativos turísticos do município de Porto da Folha, distante 190 km da capital, com objetivo de mapear e construir a formatação de instrumentos turísticos.
A primeira etapa da iniciativa se dará por meio da produção de um inventário, documento que será elaborado pela equipe técnica da Setur, em parceria com a Secretaria de Cultura e de Turismo de Porto da Folha.
O secretário do Turismo, Sales Neto, conheceu a sede do Clube do Vaqueiro, entidade que representa a tradição e cultura de Porto da Folha. Na oportunidade, também foi abordada a construção do Museu do Vaqueiro, que preservará a cultura e as tradições do município no que diz respeito às vaquejadas.
“O município de Porto da Folha é rico em tradições culturais, como a Festa do Vaqueiro. Existem também outros atrativos com muitos potenciais a ser desenvolvidos e impulsionados, a exemplo da Tribo Xocó, da Ilha do Jesuíta, da Ilha do Ouro e da rota do Aiól, que engloba o Morro do Aiól e Pedra Vermelha. Precisamos fazer um inventário documentando todas essas potencialidades, para posteriormente transformá-las em um produto atrativo. Nossa equipe já está focada nesse propósito. É preciso criar também infraestrutura, e o governador Belivaldo Chagas está investindo na reconstrução total da rodovia que dá acesso ao município”, frisou o secretário.
A equipe visitou também a Casa Grande, na Ilha do Ouro, datada do século XVI, que hospedou o imperador Dom Pedro II. A comunidade pretende restaurar e criar a casa da Cultura e Turismo. Outro instrumento que tem potencial turístico que também foi visitado foi o Morro do Cruzeiro. Ele poderá ser atraído pela modalidade do turismo religioso. Os empresários e comerciantes locais serão estimulados a fomentar o desenvolvimento do turismo na localidade, para promover as belezas naturais do Rio São Francisco através de um passeio de barco no atrativo conhecido como Rota do Aiól.
“É importante a presença do Estado nesse processo de construção. As atividades turísticas em nosso município poderão fomentar a geração de emprego e renda. Queremos agradecer também pela reconstrução da rodovia que estava totalmente desgastada. Esse asfalto novo vai alavancar o progresso em nossa cidade, é um sonho e uma realidade para o nosso município” afirmou o Prefeito de Porto da Folha, doutor Marcos.
Também estiveram presentes na visita o deputado federal Fábio Mitidieri, secretários municipais de Porto da Folha e o prefeito Dalminho, de Belo Monte (AL).