Com a ausência da tarefa de alguns auxiliares dos prefeitos na realização de políticas públicas, as redes sociais têm feito um trabalho importante de instrumentos para aproximarem o munícipe das autoridades e levarem suas demandas até os gestores públicos, para que eles de imediato tomem conhecimento e consequentemente sanem o problema.
Há duas semanas, o feirante e morador de Estância, conhecido como Jonas da Feira, vem denunciando a mazela e o caos nos banheiros públicos do Mercado Municipal das Frutas, da cidade de Estância.
Jonas filmou os banheiros, que estão praticamente todos apresentando problemas de ordem hidráulica, pias sem torneiras, vasos sanitário sem tampas e sem cuidados higiênicos, portas quebradas, paredes sujas, aguaceiro no piso e cheirando mal. Além do mais não contém detergente, sabão e nem papel higiênico para os usuários. “Um verdadeiro caos, num banheiro público, que precisa de cuidados e zelos”, reclama Dolores Conceição, que é frequentadora do Mercado das Frutas e da feira livre, e que, com toda angústia, utiliza dos sanitários.
Pias danificadas
O Mercado das Verduras, e que também engloba os vendedores de mariscos, foi reconstruído totalmente no governo do prefeito Ivan Leite, que além de ter feito banheiros descentes, construiu boxes e instalou em cada espaço um freezer para conservar os produtos dos vendedores de peixes.
A feira é um lugar ‘nobre’ e público, onde se vende alimentos e recebe pessoas de várias partes do Brasil e do mundo. Não deixa de ser um ponto turístico. Por isso, esse lugar deve e precisa ser tratado com cuidado extremo, zelo e compromisso.
Lamentavelmente por falta de cuidados, tanto do usuário quanto da prefeitura, os banheiros do Mercado Municipal das Verduras, estão com essas deficiências estruturais. “Essa é a realidade da Estância, da gestão de um continuísmo do atraso e da mesmice”, disse Jonas da Feira.
A Tribuna Cultural por volta das 11h18 entrou em contato com o secretário adjunto da SECOM, Genilson Máximo, para uma resposta sobre o referindo assunto. Ele informou que já passou para o secretário e que está na espera de uma explicação do secretário responsável pelo Mercado das Verduras.
Em tempo
Por volta das 13h31, Genilson Máximo (SECOM), informou à Tribuna Cultural, que está no agendamento de reforma, aguardando conclusão de licitação. E que a limpeza continua sendo feita e ainda é fornecido o material de assepsia, servidor e servidora.
Redação Tribuna Cultural