As sessões da Câmara de Vereadores da cidade de Santa Luzia do Itanhy, localizada na região sul do Estado, parecem ser diferentes das demais. Ou talvez, na cidade não existam problemas ou que a população está sendo atendida com as políticas públicas. Talvez seja isso!
A Câmara hoje é presidida por Pedro Dórea, conhecido por ‘Pedro de Beata’, um ex-secretário da primeira gestão de Adauto Amor, que segundo comentários na cidade, “vem se gabando só porque, somente, em cinco meses na presidência, plotou o carro da Câmara e também pintou a frente daquela Casa de leis”, disse Josafá Dias.
Uma Câmara de Vereadores que possui cinco pessoas contratadas e não tem ninguém concursado? É chegada a hora, dos nove vereadores darem exemplo a população luziense, e discutirem o concurso público da Câmara de Vereadores, para assim acabar com o nepotismo instalado nela. Os jovens que estudam, o pai e a mãe de família desempregados, precisam ter os mesmos direitos dos que estão lá trabalhando.
Pedro de Beata
Na sessão desta quinta-feira, 13, que foi transmitida pela página do Facebook, que por sinal foi uma transmissão ‘descuidada’ e que durou mais de uma hora, dos nove vereadores, somente sete compareceram à sessão. Na pauta, estava apenas a discussão de um assunto enfadonho e que os vereadores ainda não foram competentes para saná-lo, que foi sobre a falta d’água no município, ocasionada pela DESO. Até o presente momento não foi solucionado nada.
O radialista Théo Batista, da Rádio Esperança, até sugeriu também que os vereadores deixem os seus assentos e vão até à DESO, protestar sobre esse descaso da água encanada em Santa Luzia do Itanhy.
As sessões têm sido criticadas pelos moradores de Santa Luzia do Itanhy, e até pela imprensa. Porque, uma cidade pobre, cheia de problemas de ordem estruturais, econômicas, sociais, culturais; situações de calamidade, falta de emprego, falta de moradia, saneamento básico e até pessoas passando fome, e lamentavelmente o tempo das sessões tem sido muito curto. “Gente tentei entrar para ver a sessão da Câmara, hoje, às 10h10 e não conseguir. Logo depois fiquei sabendo que a sessão na Câmara durou menos de 30 minutos. Será por falta de pauta do município? Será que tudo anda tão bem no nosso município, que os vereadores não têm assuntos para discutir em melhoria do povo luziense? Vejo tantos problemas hoje no nosso município, e vejo também os vereadores se omitindo ao descaso com o povo que os elegeu! Devemos respeito aos nossos eleitores. Santa Luzia é um município com muitos problemas e os vereadores deveriam tentar solucioná-los”, escreveu Myma Menezes no grupo de WhatsApp, “Debates Políticos”.
Redação Tribuna Cultural