Diferente da grande maioria das cidades do estado de Sergipe, Estância flexibilizou no final de semana do Dia das Mães o funcionamento de bares e restaurantes em todo o perímetro do município, no entanto, para garantir o controle dos casos de Covid-19 e evitar que aglomerações fossem formadas, o município estabeleceu algumas regras que foram verificadas de perto por uma força-tarefa composta por integrantes da GM, SMTT, Comunicação e PM. A força-tarefa fiscalizou dezenas de estabelecimentos na zona urbana e no litoral e constatou, principalmente nas praias, o fiel cumprimento das determinações.
“Durante todo o final de semana percorremos os bares e restaurantes da região das lagoas, do Abais e também da Praia do Saco, além de estabelecimentos comerciais nos bairros e região central da cidade, e percebemos principalmente na região das praias que os comerciantes se organizaram para atender as determinações quanto ao horário de funcionamento, o percentual de pessoas no interior dos estabelecimentos e o uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel”, destacou Manoel Messias, superintendente da SMTT e responsável pala fiscalização aos estabelecimentos.
“Pior é ficar fechado. Assim que recebemos a confirmação que poderíamos reabrir mediante o cumprimento de algumas normas procurei de imediato adequar o restaurante para aproveitar o final de semana, sendo assim, diminuímos o quantitativo de mesas, fizemos o distanciamento e providenciamos caixas de máscaras e álcool em gel para garantirmos um atendimento de qualidade e sem riscos para os nossos clientes”, destacou o comerciante Binho, proprietário de dois bares na região das lagoas.
Para o turista Antônio Marcos, que visitou a região no final de semana, a Prefeitura de Estância tomou uma medida certa ao possibilitar a abertura dos bares sem abrir mão das medidas de prevenção ao Covid.
“Percebemos que embora os estabelecimentos tenham recebido autorização para funcionar, as medidas de enfrentamento foram exigidas e seguidas à risca, e isso nos dá segurança para retornarmos com a nossa família sem aquele temor de uma contaminação, afinal, em todas as mesas encontrei o álcool, além disso percebi o cuidado que os funcionários estão tendo, e isso é muito importante para o bem de todos, do comércio, dos trabalhadores e das famílias que buscam uma diversão após meses e meses trancafiados dentro de casa”, disse.
SECOM