noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

SERGIPE TERÁ POTENCIAL PARA COMERCIALIZAR GÁS PARA OUTROS ESTADOS DO PAÍS

Diretora da ANP prevê potencial de SE para responder por 10% da produção nacional

Publicada em 07/04/21 às 10:14h - 219 visualizações

Laís de Melo F5 NEWS


Compartilhe
Compartilhar a noticia SERGIPE TERÁ POTENCIAL PARA COMERCIALIZAR GÁS PARA OUTROS ESTADOS DO PAÍS  Compartilhar a noticia SERGIPE TERÁ POTENCIAL PARA COMERCIALIZAR GÁS PARA OUTROS ESTADOS DO PAÍS  Compartilhar a noticia SERGIPE TERÁ POTENCIAL PARA COMERCIALIZAR GÁS PARA OUTROS ESTADOS DO PAÍS

Link da Notícia:

SERGIPE TERÁ POTENCIAL PARA COMERCIALIZAR GÁS PARA OUTROS ESTADOS DO PAÍS
 (Foto: Reprodução)
O potencial para a exploração de gás natural em Sergipe, anunciado pela Petrobrás em 2019, após descoberta de campos em águas ultraprofundas na costa, é grande a ponto de beneficiar não só Sergipe, mas até estados de outras regiões do país. A análise foi feita hoje pela diretora da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Symone Araújo. 

A sergipana, graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutora em Ecologia, Conservação e Manejo de Recursos Naturais, desempenhou funções na Petrobras, no Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), na UFS e no Ministério de Minas e Energia, entre outras instituições. Na manhã desta terça-feira (6), ela concedeu entrevista ao programa Jornal da Rio, da rádio Rio FM (102.3), onde apontou grandes perspectivas para o gás natural em Sergipe. 

“O Estado tem potencial para explorar, produzir e ofertar gás natural, no modelo que é trazido pela Nova Lei do Gás. Nós vamos ter um modelo de entrada e saída, o que significa que pouco importa onde o ofertante estiver na malha de transporte, bem como pouco importa onde o consumidor estiver nessa malha, porque em qualquer um dos pontos vai poder se injetar gás e retirar gás. Em grande medida, o gás produzido em Sergipe poderá ser ofertado a qualquer outro consumidor nacional, assim como o consumidor em Sergipe poderá utilizar o gás local ou de qualquer outro estado”, disse a diretora. 

Segundo Symone, o que será produzido em Sergipe, com previsão de 20 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, servirá para abastecer os pólos industriais locais, favorecendo a fabricação de fertilizantes, bem como poderá ser transportado para demais estados do Brasil, ultrapassando os limites do Nordeste. 

Ela explica que a exploração de gás natural em Sergipe pela Petrobrás e pela empresa Exxonmobil, apesar de apresentar crescimentos de médio a longo prazos, já trazem resultados positivos para o Estado, como a retomada e ampliação de algumas indústrias, a exemplo da Cerâmica Terra Azul, instalada em Nossa Senhora do Socorro.

“Essa cerâmica anunciou a ampliação de suas atividades industriais, com expectativas de operar ainda no quarto semestre de 2021. E o gás natural é a principal fonte de energia utilizada nos revestimentos cerâmicos. Obviamente que, quando você olha a ampliação dessa fábrica, ela não sai do nada. Ela é fruto de um conjunto de ações do Governo de Sergipe, em conjunto com o Governo Federal, alinhado em decorrência de políticas regulatórias e tributárias”, destaca. 

Ainda conforme Symone Araújo, o estado de Sergipe responde, atualmente, por cerca de 1,5% da produção nacional bruta de gás natural. No entanto, a partir de 2025 será incrementada a produção de cerca de 20 milhões de m³ por dia de gás pela exploração das águas ultraprofundas em Sergipe e, com isso, o estado passará a ter cerca de 10% da produção nacional, ou mais. 

O Jornal da Rio está realizando esta semana uma série de entrevistas com especialistas do setor de gás natural. Nesta segunda-feira (5), a conversa foi com o presidente da Associação dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres. Para ouvir a entrevista completa, basta clicar aqui. 

Nesta quarta-feira (7), o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Ferreira, falará sobre o assunto a partir das 8h. Para acompanhar, basta acessar o link do Tudo Rádio. 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3331181
Usuários Online: 90
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!