O decreto nº 40.768, publicado na edição da última terça-feira, 16, do Diário Oficial do Estado de Sergipe, promoveu uma ampla readequação na composição das Diretorias Regionais de Educação, de acordo com os territórios de planejamento do Estado. Com a medida, a DRE 2, sediada em Lagarto, perdeu o controle sobre as escolas estaduais instaladas nos municípios de Boquim e Salgado, as quais passaram a ser responsabilidade da DRE 1.
Sendo assim, a DRE 2 que era responsável por 46 unidades de ensino passará a gerenciar apenas 38, as quais estão distribuídas entre os municípios de Lagarto (sede), Poço Verde, Riachão do Dantas, Simão Dias e Tobias Barreto. Todas dentro do território do centro-sul sergipano. Procurada pelo Portal Lagartense, a Diretora da DRE II, professora Daniela Silva, disse que o processo de transição iniciará na próxima semana.
Diretora da DRE 2, a professora Daniela Silva estima uma perda de dois mil alunos
“Com essa medida conseguiremos realizar um trabalho ainda mais direcionado para as particularidades de nossa região e poderemos dar melhor atendimento às 38 escolas. A DRE 2 é a terceira maior diretoria regional do Estado e compreendia quase 19 mil estudantes. Com a redução, a atenção será redobrada sob os indicadores de nossas escolas”, disse a professora ao estimar que a DRE 2 perca algo em torno de dois mil alunos em 2021, “a depender da matrícula que será realizada em março”.
E completou: “Nossa meta é garantir que os estudantes em idade escolar retornem as atividades escolares, intensificar a aprendizagem, ressignificar nossas escolas para o retorno das aulas de forma híbrida, intensificar a oferta de cursos profissionalizantes na região para estudantes de ensino médio e garantir que as unidades de ensino melhorarem suas infraestruturas, a partir dos recursos recebidos pelo Governo do Estado”, adiantou.
Nova configuração das Diretorias Regionais de Educação
DRE 1: Denominada Sul Sergipano e sediada em Estância, ficará responsável pelas unidades de ensino localizadas em Arauá, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Santa Luzia do Itanhi, Tomar do Geru, Umbaúba, Boquim e Salgado.
DRE 2: corresponde ao território denominado Centro-Sul Sergipano, será responsável pelas unidades de ensino localizadas em Lagarto (sede), Poço Verde, Riachão do Dantas, Simão Dias e Tobias Barreto.
DRE 3: Correspondente ao território do Agreste Central Sergipano, permanece responsável pelas unidades de ensino localizadas nos municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Itabaiana (sede), Macambira, Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, São Domingos e São Miguel do Aleixo, não sofrendo nenhuma mudança.
DRE 4: Compreendida pelo território do Leste Sergipano, é responsável pelas unidades de ensino localizadas em Capela, Carmópolis, General Maynard, Japaratuba (sede), Pirambu, Rosário do Catete, ganhando Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Siriri.
DRE 5: Correspondente ao Médio Sertão Sergipano, administrará as unidades de ensino de Cumbe, Graccho Cardoso e Nossa Senhora das Dores (sede), ganha Itabi, Feira Nova e Aquidabã.
DRE 6: Sediada em Propriá e denominada Baixo São Francisco Sergipano, será responsável pelas unidades de ensino localizadas nos municípios de Amparo de São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Neópolis, Pacatuba, Propriá (sede), Santana do São Francisco, São Francisco, Telha e ganha Muribeca.
Os municípios que fazem parte do território do Alto Sertão Sergipano ficam divididos entre a Diretoria Regional de Educação 7 sediada em Gararu e que abrange também Nossa Senhora de Lourdes e Porto da Folha, e com a Diretoria Regional de Educação 9, responsável pelas unidades de ensino localizadas em Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória (sede) e Poço Redondo.