Autoridades políticas e empresários sergipanos lamentaram a morte do empresário Noel Barbosa, ocorrida nesta terça-feira (9). Considerado um dos maiores empreendedores de Sergipe, com destaque para a fundação da rede GBarbosa, junto com o irmão Gentil, ele era muito bem relacionado e a sua partida causou grande comoção. Noel tinha 79 anos, estava internado em um hospital particular em São Paulo e a família decidiu efetuar sua cremação na capital paulista.
Foto: Divulgação
O deputado federal Laércio Oliveira (PP) manifestou pesar pela morte do empresário e lembrou seu legado. “Sergipe perde um dos maiores expoentes da história do comércio de nosso estado, Noel Barbosa. Um homem que construiu um grande legado com seu espírito empreendedor e com a marca do pioneirismo, se tornando um dos maiores nomes do setor terciário não só do estado, mas da região Nordeste”, disse o parlamentar.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, compartilhou nota de pesar em suas redes sociais, na qual afirma ter recebido a notícia com bastante tristeza. “Noel Barbosa foi um dos grandes empreendedores sergipanos, com expressiva parcela de contribuição no desenvolvimento de Aracaju e de Sergipe. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos, funcionários de seus empreendimentos e admiradores”, completou.
Foto: Divulgação
O governador do Estado, Belivaldo Chagas, também lamentou a morte de Noel se manifestando por meio das redes sociais. No texto publicado, ele afirma que Sergipe perdeu um dos maiores empreendedores, “que deixa um legado de quase 60 anos de obras e realizações que levaram o nome do nosso estado com orgulho para todo o país”.
“Foi com imenso pesar e consternação que recebi a notícia da morte de Noel Barbosa, um dos fundadores do grupo Gbarbosa, ao lado do irmão, Gentil Barbosa. O empresário, atualmente, além de representante do grupo Petrox, tinha participação em shoppings de Aracaju, hotel e vários outros empreendimentos de destaque pelo Brasil. Deixo o meu abraço para toda a família, amigos e pessoas próximas de Noel, um nome que ficará pra sempre na memória do nosso estado. Que Deus conforte o coração de todos”, compartilhou o governador.
Foto: Divulgação
João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM, fundador dos shoppings centers Jardins e Riomar em Aracaju, disse ter perdido não só um parceiro de negócios, mas também um grande amigo. “Empresário discreto, atuante e atento às oportunidades do mercado, era um dos grandes nomes de Sergipe e do Nordeste. Nossos caminhos se cruzaram há muitos anos, quando eu atuava no varejo de supermercado e ele também. Depois, nos tornamos sócios em empreendimentos no setor de Shopping center, tanto em Aracaju como em outras cidades da região Nordeste. Mas meu maior pesar é pela perda de um amigo como poucos. Da pessoa sincera, cordial e de excelente caráter. Infelizmente, nesse último ano, fomos forçados a nos manter distantes. Guardarei as melhores lembranças dele. Fará falta”, escreveu.
As equipes dos Shoppings Jardins e RioMar também demonstraram tristeza pela partida de Noel Barbosa. “Sempre atuante, trabalhou em prol de empreendimentos modernos e que servissem bem à sociedade sergipana. Neste momento de dor, externamos os nossos mais profundos sentimentos a toda família do Sr. Noel, esposa e filhos, além de integrantes do Grupo NB que agora perdem um grande líder”, afirmam em nota de pesar conjunta.
Foto: Divulgação
O presidente do Sindicato do Comércio de Atacadistas de Sergipe, Breno França, lamentou a morte do empresário em suas redes sociais. “Não era hora de perdemos Noel Barbosa. Sua história faz a gente lembrar de todo o trabalho feito pelo empreendedorismo em Sergipe, sendo ele um dos grandes ícones do comércio de nosso estado. Um homem que com sua história ajudou a construir uma grande empresa que se tornou grupo GBarbosa, além do grupo NB. Noel vai embora prematuramente e infelizmente deixa uma lacuna impreenchível na história do comércio sergipano”, disse.