Três das 16 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe continuam sem atendimento presencial. Desde março do ano passado, as unidades de Capela, Tobias Barreto e Itabaiana estão nessa situação porque todos os servidores fazem parte de algum grupo de risco da Covid-19.
Segundo a assessoria do órgão, as agências seguem sem atendimento presencial, porém elas continuam funcionando, já que os servidores estão indo trabalhar normalmente e fazendo trabalhos internos, análise de processos, entre outras atividades.
As unidades que estão atendendo ao público atualmente são duas em Aracaju e as demais em Estância, Lagarto, Propriá, Nossa Senhora da Glória, São Cristóvão, Itabaianinha, Poço Redondo, Canindé, Nossa Senhora das Dores, Umbaúba e Porto da Folha.
Atualmente, cerca de 15 mil pessoas aguardam a liberação de algum benefício pelo INSS em Sergipe. Conforme a autarquia, o tempo médio para liberação desses benefícios é de 30 a 45 dias. O INSS estima ainda que a demanda reprimida para a realização de perícia é de cerca de 12 mil pessoas que ainda precisam passar pelo procedimento.
"Dos 24 mil que estavam pendentes em razão da pandemia, desde o dia 14 de setembro até hoje, a demanda é de cerca de 12 mil pessoas - excluindo as novas solicitações de perícias e considerando apenas a demanda reprimida", afirma o INSS.
Para ser atendido, a orientação é que os segurados agendem os seus atendimentos através dos canais remotos: Site www.meu.inss.gov.br; o Aplicativo Meu Inss ou o Telefone 135.