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Sergipe

SERGIPE FICA DE FORA DOS DEZ DESTINOS MAIS PROCURADOS ENTRE DEZEMBRO E JANEIRO

Pesquisa é do Ministério do Turismo, mas Setur aponta grande movimentação no estado

Publicada em 08/01/21 às 10:13h - 292 visualizações

Fernanda Araujo F5 News


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SERGIPE FICA DE FORA DOS DEZ DESTINOS MAIS PROCURADOS ENTRE DEZEMBRO E JANEIRO
 (Foto: Divulgação)
Uma sondagem do Ministério do Turismo deixou Sergipe de fora dos dez destinos mais procurados no Brasil durante o verão 2021, embora o Nordeste seja a região com mais destinos presentes no top 10. A pesquisa de sondagem empresarial, realizada em agosto do ano passado com empresas do setor de agências e organização de viagens no Brasil, apontou o ranking dos destinos nacionais mais demandados para os meses de dezembro/janeiro de 2020/2021.

Entre os dez destinos com maior demanda de turistas para o período, em primeiro lugar vem Natal, no Rio Grande do Norte, em seguida Foz do Iguaçu, no Paraná, e em terceiro Fortaleza, no Ceará. O ranking continua com os destinos nessa ordem: Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Gramado (RS), Ipojuca (PE), São Paulo (SP), Porto Seguro (BA) e, por último, Salvador (BA).

A pesquisa também aponta a composição do grupo de viagens. Casais com filho(s) correspondem a 46% dos clientes/consumidores das agências, enquanto 22,3% viajam com cônjuge ou namorado(a). Já 19,7% viajaram com algum outro parente ou com amigos. E 12% procuraram agências para viajar sozinhos. Entre os segmentos demandados pelos clientes das agências, o principal (46,4%) é sol e praia; 13,8% para o segmento de cultura/patrimônio histórico e 11,6% negócios/trabalho, 11,9% outros.

Apesar de estar fora dos destinos mais procurados nesse período, Sergipe tem registrado nesse verão, de modo geral, uma movimentação nos destinos, atrativos e produtos turísticos muito acima da expectativa, mesmo em momento de pandemia. É o que afirma o secretário de Estado de Turismo (Setur), Sales Neto, que falou ao F5 News sobre a expectativa do governo para o setor neste ano, principalmente para a alta estação, e as ações na promoção do destino. “Tenho conversado com donos de bares e restaurantes que estão com movimento acima inclusive do que tinham nos anos de 2019 e 2018. Então, as expectativas para a cadeia do turismo nesse verão têm sido, do nosso ponto de vista, positivas”, afirma.

Conforme o secretário, seja no litoral Sul do estado ou na capital sergipana, verifica-se que em todos os principais pontos turísticos está havendo grande movimentação de turistas ocupando os equipamentos de bares, restaurantes e embarcações. Além das praias de Aracaju, entre os mais procurados são Lagoa dos Tambaquis; as praias da Caueira, Abaís, Saco; Ilha da Sogra; povoado Terra Caída; Cânion de Xingó; Foz do Rio São Francisco; Orla Pôr do Sol; Crôa do Goré; Ilha dos Namorados; Praia do Viral. As Serras de Itabaiana e da Miaba, no agreste do estado, com trilhas e cachoeiras, também estão com forte movimento. “Nós entendemos que é o momento onde as pessoas estão de férias, onde está existindo o desejo tanto da população do nosso estado como dos visitantes, em aproveitar esses pontos turísticos”, diz Sales.

Ele também avalia que o fato do estado não estar entre os dez destinos preferenciais na pesquisa do Ministério do Turismo não significa que não há bastante procura por Sergipe. “Os destinos que estão entre os dez primeiros são os que investem já há muitos anos fortemente em marketing, foram investidos muitos recursos. Mas Sergipe tem sido um destino altamente procurado, o movimento é crescente em todos os passeios do nosso estado e nós estamos tendo uma alta estação, mesmo com pandemia, como há muitos anos não existia. Nos passeios de barco têm dificuldade para conseguir uma embarcação pela quantidade de gente, os bares e restaurantes do litoral de Aracaju têm fila para conseguir uma mesa. Bom lembrar que há milhares de destinos importantes no Brasil, centenas no Nordeste, e Aracaju está entre eles”, analisa.

Ações

No bojo das estratégias para este ano, Sales Neto afirma que existe um planejamento para o aporte de investimentos em marketing voltados à divulgação do destino. Já entre as ações do governo realizadas, a campanha ‘Todos prontos para receber você’, impulsionada nas redes sociais e que rodou desde novembro, segundo o secretário, finaliza em janeiro. A campanha foi impulsionada, principalmente, nos estados vizinhos de Alagoas, Bahia, e ainda em Pernambuco e Paraíba, com o objetivo de convidá-los a visitar o estado e informar que o destino Sergipe é seguro e está pronto para receber os visitantes, tendo os empreendimentos turísticos adotado os protocolos de biossegurança, aderindo ao selo do Turismo Responsável - Limpo e Seguro, do Ministério do Turismo. Atualmente, o certificado já foi emitido por mais de 24,6 mil estabelecimentos turísticos do país; em Sergipe 381 receberam o selo.

A Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), firmou convênio com a CVC, maior operadora da América Latina, para a promoção do destino e a venda de pacotes turísticos para o estado. Também foi feita outra parceria com uma das principais operadoras nacionais, a Agaxtur. Sales Neto cita ainda que está sendo produzida uma campanha para divulgação do destino em Salvador, Recife, Maceió, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, a expectativa é de que tenha início em fevereiro. “Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas detectou que esses são os principais mercados emissores de turistas para Sergipe, aqui no Nordeste são Bahia, Alagoas e Pernambuco e, no Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Então, vamos fazer uma campanha para veicular nesses estados. E outras campanhas que iremos fazer no decorrer do ano”, adianta, ressaltando que a pasta aguarda definições sobre a realização de feiras este ano, ainda incerta por conta da pandemia.

O secretário lembra que em dezembro foi feito um famtour, uma excursão em pontos turísticos com agentes de viagens que vieram do interior de São Paulo, através de uma operadora de Campinas, a Mondiale, uma das principais do interior paulista, e a estratégia vai se repetir na próxima semana, desta vez com agentes da operadora Azul Viagens. O acordo foi firmado enquanto o secretário esteve em São Paulo, em outubro passado. “Isso é considerado uma ação promocional porque, quando você traz um agente de viagem, aquela pessoa que vende na ponta os pacotes de turismo para o destino, você estimula, faz com que ele conheça melhor o destino e venda com mais propriedade. Todas as vezes que a gente faz um famtour crescem muito as vendas de pacotes turísticos para o nosso estado”, acrescenta.

Voos

Por causa das restrições ocasionadas pela pandemia, o turismo em todo o mundo passou por dificuldades e em Sergipe não foi diferente, com diminuição de voos das companhias aéreas, impactos na ocupação da hotelaria, nas agências de viagens e guias de turismo parados, conforme citou o secretário. Com o setor apresentando sinais de retomada, mesmo ainda diante da Covid-19, o retorno de todas as rotas de voos diretos que existiam antes da pandemia é comemorado.

“Paulatinamente isso vem sendo recuperado, mas obviamente ainda não está no mesmo patamar de antes da pandemia. Em relação a voos por exemplo, só conseguimos agora em janeiro reaver 100% dos destinos que tinham ligação de voos diretos com Aracaju. Antes da pandemia tínhamos voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife, e com a pandemia isso tudo caiu. Aos poucos fomos conversando com as companhias aéreas, o governador Belivaldo Chagas manteve a diminuição do ICMS do querosene da aviação para empresas que colocassem voos aqui para o estado, isso foi muito importante. Não temos o mesmo número de voos - estamos com um pouco mais de 60%, mas os destinos que se ligavam com Sergipe diretamente antes da pandemia voltaram em 100%”, completa Sales Neto.

F5 News procurou a ABIH para saber como está a média de ocupação dos hoteis na capital na alta estação e a estimativa para o período, mas não foi informado até a publicação desta matéria.



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