O governo de Sergipe anunciou nesta quinta-feira (7) a prorrogação das limitações para realização de eventos em razão do aumento no número de casos da covid-19. Após uma reunião com o Comitê que monitora a pandemia no Estado, o governador Belivaldo Chagas afirmou que ao menos pelas próximas duas semanas não haverá mudança nas ações de enfrentamento à crise sanitária. “Não vamos liberar nada, nem fechar nada, mas a coisa está se complicando e a gente vai precisar do apoio da sociedade”, afirmou.
Durante entrevista coletiva, o chefe do Executivo citou as projeções da UFS de um novo pico de casos entre os meses de março e abril, mas afirmou que o sistema de saúde já está sendo pressionado. Belivaldo também disse que a projeção para o número de óbitos em decorrência do coronavírus é preocupante. “Tivemos em novembro 102 óbitos, em dezembro 176, pelo que está projetado em função dos cinco primeiros dias de janeiro, vamos ultrapassar a casa dos 280 óbitos este mês. E o nosso maior receio é não ter leitos suficientes para atender a população”, declarou.
Com a continuação das medidas restritivas em ambientes sociais, nas próximas duas semanas, bares e restaurantes estão autorizados a funcionar com apenas 50% da capacidade. Já festas e eventos também ficam com limite reduzido para 50% do permitido anteriormente, tanto para ambientes internos, como externos. “Dentro do que for apresentado nesses 14 dias, principalmente, levando em consideração o que teremos de real sobre as vacinas, teremos outras medidas”, avisou Belivaldo.
Pela manhã, um grupo de músicos e profissionais que atuam no segmento de eventos protestou na frente do Palácio dos Despachos. Eles pediram a elaboração de um plano de retomada para o setor de atividades artísticas e culturais. Representantes da classe foram recebidos pelo superintendente de comunicação do Governo do Estado, Givaldo Ricardo, e uma nova reunião foi agendada para a semana que vem. “Aguardamos sedentos providências urgentes; parabéns artistas sergipanos por esse degrau alcançado e ao governo do estado pelo acesso imediato”, postou o cantor Gustavo Trindade em suas redes sociais.
Desde o início da pandemia, 117.818 sergipanos já testaram positivo para a covid-19. Desses, cerca de 104 mil são considerados curados e 2.532 vidas foram perdidas.