Frei Paulo, Monte Alegre de Sergipe, Canindé de São Francisco, Pinhão, Tobias Barreto, Poço Redondo, Carira, Porto da Folha, Poço Verde e Nossa Senhora da Glória estão entre os municípios sergipanos em situação de emergêcia hídrica devido à estiagem. De acordo com Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), o problema afeta mais de 44 mil pessoas, principalmente as da região do alto sertão sergipano. E em pleno verão, a lista de municípios pode aumentar.
Ainda de acordo com a Depec, o número de municípios afetados pela seca ainda deve crescer, englobando as cidades de Pedra Mole, Nossa Senhora Aparecida e Gararu.
A interrupção da operação carro pipa por parte do governo federal, desde a virada do ano, faz com que os municípios contem apenas com a distribuição feita pela administração municipal. Sem o repasse federal, quase 60 caminhões em Sergipe estão com o serviço suspenso para a distribuição de água.
Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) negou que houvesse a suspensão do programa em Sergipe e informou que será realizada, mesmo sem a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 ter sido aprovada, a primeira descentralização de recursos do ano para a Operação Carro-Pipa (OCP) nesta terça-feira (5), diante da importância da ação de caráter emergencial.