noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

ESTIMATIVA INICIAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DE SE É VACINAR MAIS DE 300 MIL PESSOAS CONTRA A COVID-19

Segundo a secretária da pasta, processo para aquisição de agulhas e seringas já foi iniciado; na capital, planejamento já está pronto.

Publicada em 08/12/20 às 17:35h - 231 visualizações

G1 SE


Compartilhe
Compartilhar a noticia ESTIMATIVA INICIAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DE SE É VACINAR MAIS DE 300 MIL PESSOAS CONTRA A COVID-19  Compartilhar a noticia ESTIMATIVA INICIAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DE SE É VACINAR MAIS DE 300 MIL PESSOAS CONTRA A COVID-19  Compartilhar a noticia ESTIMATIVA INICIAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DE SE É VACINAR MAIS DE 300 MIL PESSOAS CONTRA A COVID-19

Link da Notícia:

ESTIMATIVA INICIAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DE SE É VACINAR MAIS DE 300 MIL PESSOAS CONTRA A COVID-19
 (Foto: Tchélo Figueiredo/Secom/Arqquivo)
Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) debateram a finalização do Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Sergipe, em uma reunião realizada nesta segunda-feira (7). Há uma estimativa inicial de vacinar mais de 300 mil pessoas.

Segundo a SES, a imunização será destinada às populações prioritárias definidas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS). “Desenhamos inicialmente o plano de forma coletiva com discussão sobre público-alvo, a logística da aquisição de insumos, como as seringas e agulhas, essas com processos para aquisição já disparados”, explicou a secretária Mércia Feitosa.

Segundo ela, a perspectiva é que o Ministério da Saúde adquira vacinas cujo armazenamento seja de 2º a 8ºC, o que facilitaria o processo, já que o estado tem condições para fazer essa logística.

Mesmo sem a definição da vacina que será aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio, destacou a importância de iniciar a vacinação o mais breve possível. “Estamos aguardando qual será a vacina liberada pela Anvisa. Há uma estimativa inicial de vacinar mais de 300 mil pessoas, considerando os grupos prioritários, como profissionais de saúde, que estão na linha de frente, idosos, além da população indígena e, numa última fase, professores e agentes de segurança”, explicou.

Marco Aurélio disse também que o Ministério da Saúde instituiu o Comitê Nacional, através de uma portaria, de um grupo técnico que está fazendo um acompanhamento da vacina produzida pela Fiocruz junto com a Universidade de Oxford. “Há uma grande discussão entre os secretários de saúde dos estados, que solicitaram ao MS adquirir a vacina que estiver primeiramente disponível”, disse.

Planejamento em Aracaju

A capital sergipana já possui um Plano de Vacinação contra a Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Segundo a secretaria, o plano consiste em, assim que chegar a vacina disponibilizada pelo governo federal, iniciar por idosos, profissionais da saúde e grupos vulneráveis, e ampliar a oferta para a população à medida da disponibilidade do Ministério da Saúde (MS).

Ainda de acordo com a SMS, um planejamento sobre a compra de insumos já está em andamento.

Plano do governo federal

Na terça-feira (1°) passada, o Ministério da Saúde divulgou uma estratégia "preliminar" de vacinação da população contra a Covid-19. O plano do governo federal é fazer a imunização em etapas. Confira:

Primeira fase: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.

Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.

Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da Covid-19 (como pacientes com doenças renais crônicas e cardiovasculares).

Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Atualmente, o governo federal tem acordos firmados para garantir 142,9 milhões de doses de vacinas, com a Fiocruz/AstraZeneca (100,4 milhões) e Covax Facility (42,5 milhões). Porém, nenhuma das imunizações tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3326236
Usuários Online: 46
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!