As exportações sergipanas, no último mês de outubro, chegaram a US$ 2,9 milhões, registrando crescimento de 2,8%, na comparação com o mês de setembro. Já em relação a outubro de 2019, as vendas externas aumentaram 11,4%.
No período analisado, foram destinados 43 produtos sergipanos ao mercado exterior. Dentre eles, destacaram-se Suco (sumo) de laranja, não fermentados, sem adição de álcool, com ou sem adição de açúcar ou de outros edulcorantes, congelado, somando aproximadamente US$ 839,7 mil, seguido de Teares para tecidos de largura superior a 30 cm, sem lançadeira, a jato de ar (US$ 502,2 mil) e outras preparações alimentícias (US$ 408,9 mil). A soma desses três corresponde a 60,0% da pauta de exportações do estado, no mês analisado.
Em relação aos principais compradores, destacaram-se a Holanda (US$ 803,2 mil), os Estados Unidos (US$ 368,5 mil) e o Paquistão (US$ 252,2 mil).
Importações
Ainda em outubro, as importações totalizaram US$ 6,8 milhões, registrando decrescimento de 54,7% em relação ao mês anterior. Já em relação a outubro de 2019, assinalou redução de 81,4%.
No período analisado, foram adquiridos 193 produtos dos fornecedores internacionais. Dentre eles, destacaram-se as compras de Fios texturizados de poliésteres, crus com US$ 705,5 mil, seguido de Cimentos não pulverizados, denominados clinkers (US$ 589,9 mil) e Outras máquinas de sondagem e perfuração, autopropulsadas (US$ 482,1 mil).
Quanto à origem dos produtos adquiridos, os principais países fornecedores foram China (US$ 2,4 milhões), Índia (US$ 1,1 milhão) e Argélia (US$ 589,9 mil).
Com esses dados, o saldo da balança comercial sergipana – diferença entre o montante de exportações e importações -, no período analisado, resultou em saldo negativo de US$ 3,9 milhões.
As informações são do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base os dados do Comex Stat, sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro, disponibilizado pelo Ministério da Economia.