Algo irregular tem ocorrido na coleta do lixo, dentro do recinto da Fazenda Condomínio Real, próximo ao Posto da CPRv, trevo ABAÍS/ Caueira, a ponto de ser encaminhada uma mensagem escrita sintética e fotos expressivas!
Porém, o fato descrito se soma a outros fatos, também expressivos, no que diz respeito a limpeza de todas as ruas da praia do ABAÍS, bem como as suas laterais, onde o mato cresce e preocupa face a inescapável proliferação de insetos portadores e potenciais de dengue, Zika, Chikungunya !!
A retirada frequente, regular do mato, significará ação redutiva do processo prejudicial à saúde dos moradores, dos veranistas e daqueles que estão recolhidos no isolamento em centenas de residências, localizadas na praia do Abaís!
Não há atenuantes; os inúmeros terrenos particulares abertos para recepção de lixo espalhado, de mato crescido e a ser retirado. Os proprietários recolhem IPTU e anexo a taxa de serviços urbanos, e, de imediato, conduzido a local seguro, para ter seu destino final, diversamente da resposta mais imediata dos moradores: queima de mato sem a consequente dimensão do prejuízo a saúde dos demais, inclusos idosos e crianças !
Fatores negativos que somente se superam pelo descaso e má vontade para ações, que devam desmentir a perda da autoconfiança em tudo aquilo que definimos em nosso íntimo, como benefícios derivados do maravilhoso presente oferecido pela Mãe Natureza!
Será que gestão deva ser da forma que não gostemos de vivenciar ?
Já passamos por três gestores, que poderiam ter oferecido o turismo e seus produtos e serviços para a praia do Abaís, poderiam ter oferecido trabalho - ou emprego - e consequente renda, individual, familiar!
A questão é a que segue: será que o próximo gestor nos devolverá a autoconfiança com a realização de investimentos em infraestrutura básica e estrutura turística e forte divulgação ?
Já falei antes sobre isso, estão a anos no poder desse município, as mesmas pessoas, e que não fazem nada, além de querer apenas o poder!
A estrada que liga a BR ao Abais é uma vergonha, se fala que é porque a administração não se tem afinidade com o governo, mas eles tem que administrar em benefício do povo, do turismo, do bom acesso, foi o povo quem colocou eles lá, mas eles administram como se o município fosse deles, tem que mudar essa forma de pensar, arcaica e ignorante desses políticos. Não existe mais coronel, como existia antigamente!
(*) Luiz Carlos Fasanella, morador na praia do Abaís desde 2009.