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Sergipe

NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE PODERÁ SOLICITADA A PARTIR DO DIA 2

Publicada em 14/08/20 às 13:24h - 213 visualizações

Juliana Melo e Raquel Almeida Com informações da SSP/SE


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NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE PODERÁ SOLICITADA A PARTIR DO DIA 2
 (Foto: SSP/SE)

Na manhã desta sexta-feira, 14, o Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes (IICM) apresentou o novo modelo de carteira de identidade, já no padrão nacional, que também passará a ser emitida em Sergipe. O documento contará com a inclusão de informações essenciais para a melhoria na segurança e facilidades para a emissão, podendo ser solicitado, exclusivamente, através do site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) a partir do dia 2 de setembro. Aqueles que tiverem seus documentos atuais dentro do prazo da validade não serão obrigados a solicitar o novo modelo de identificação.

Presente na coletiva de imprensa que aconteceu virtualmente, o coordenador geral de perícia, Nestor Barros, ressaltou as vantagens que o documento traz para a população. “Haverá diminuição de custo, evitando o translado do interior para capital, já que o cidadão vai poder retirar a identidade num posto mais próximo de sua residência”, disse. Ele destacou ainda que a novidade agiliza o processo de atendimento, sendo preciso comparecer ao Instituto de Identificação somente para a coleta da biometria.

O novo documento de identidade apresenta mais itens de segurança para o estado e apresenta novas informações do cidadão, assim como inclusão da numeração de outros documentos, de indicativos para pessoas com deficiência e de outras observações, que deixam o novo documento de identificação mais completo em relação ao anterior. Embora seja uma alteração nacional, a troca não é obrigatória para aqueles que possuem documentos atuais nos devidos prazos de validade.

Com o lançamento da nova cédula de identificação, o atendimento inicial para a emissão do documento passa a ser feito pelo site da SSP. Na primeira etapa, o cidadão preenche um formulário, exclusivamente pelo portal da Secretaria da Segurança Pública (SSP), por onde será feito o envio dos documentos e da foto que será utilizada no RG.

Já na segunda etapa, o cadastro é analisado e o cidadão recebe a informação do dia e do horário para o atendimento presencial. Na terceira etapa, o cidadão comparece ao posto do IICM, apenas, para realizar a coleta da biometria, conforme o protocolo que será enviado por e-mail. Na quarta etapa, o Instituto de Identificação realiza uma pesquisa mult-ibiométrica, produz a carteira de identidade e envia para o posto de atendimento escolhido pelo cidadão.

Ainda de acordo com o Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes (IICM), o prazo de entrega será de cinco a 30 dias após a coleta da biometria.




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