Na manhã deste sábado (1º), um detento do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão (SE), testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19) e foi encaminhado ao presídio do município de Areia Branca, onde funciona a Unidade de Quarentena,
A Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc) disse que 65 internos do Pavilhão Quatro, que apresentavam sintomas de síndromes gripais, passaram por exames realizados pela Força Tarefa Covid-19 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). E só este testou positivo.
Com quase 5.271 internos, este é o 16º caso da doença no Sistema Prisional de Sergipe desde o início da pandemia. Os outros 15 já estão curados.
A Sejuc informou ainda que tem buscado reduzir os riscos de contágio adotando as medidas previstas no Plano de Contingência. Entre as ações estão: orientações sobre a importância da frequente higienização das mãos, uso do álcool em gel, distribuição de máscaras, e a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocadas com frequência.
Desde o início da pandemia, todas essas medidas vêm sendo recomendadas e cumpridas dentro do sistema. A tecnologia também é empregada para aproximar internos e familiares. Além disso, as internas do Presídio Feminino (Prefem) têm produzido máscaras desde o início da pandemia.
G1 Sergipe