Deixar eletrodomésticos ligados na tomada, mesmo quando não estão sendo usados — ou seja, em modo standby — é um hábito comum, mas que pode trazer várias consequências. Entre elas, estão o aumento na conta de luz, já que muitos aparelhos continuam consumindo energia mesmo desligados, riscos de acidentes domésticos e até a redução da vida útil dos equipamentos.
Apesar de ser mais prático manter tudo conectado no dia a dia, mudar esse hábito pode fazer uma grande diferença na sua rotina. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com oito aparelhos que devem ser sempre desconectados da tomada após o uso, para evitar problemas mais sérios, como micro-ondas, televisão, cafeteira e mais. Confira!
Eletrodomésticos que não devem ficar em stand by:
Só desligar os eletrodomésticos no botão não basta para evitar gastos extras ou até acidentes, principalmente com os que esquentam. Por isso, o ideal é tirar da tomada sempre que possível. Confira mais abaixo:
1. Micro-ondas
O micro-ondas já virou item básico na maioria das casas brasileiras, principalmente por ser bastante prático na hora de esquentar ou preparar comida. Por isso, é comum que muita gente deixe o aparelho sempre ligado na tomada, mesmo quando não está usando.
Acontece que esse hábito, sem que você perceba, pode acabar pesando na conta de luz. Por isso, o ideal é tirar o aparelho da tomada sempre que não estiver em uso. Vale destacar que, além de ajudar no bolso, essa prática também previne possíveis danos causados por picos de energia.
2. Televisão
A televisão também é um daqueles eletrodomésticos que muita gente deixa ligada na tomada o tempo todo. Isso acontece principalmente pela praticidade de só precisar apertar o botão do controle remoto para ligar, já que é um aparelho de uso constante. Porém, mesmo desligada, a TV continua consumindo energia quando está conectada — o que pode gerar gastos desnecessários no fim do mês.
3. Ferro de passar
O ferro de passar também é um item que deve ser sempre retirado da tomada depois do uso. Por praticidade ou falta de conhecimento sobre os riscos, muita gente acaba deixando ele conectado, mas o ideal é ligá-lo só na hora de usar e, depois, desligar, desconectar e guardar em um lugar seguro.
Além de aumentar o consumo de energia, o ferro funciona a partir do aquecimento — e deixá-lo na tomada pode fazer com que a temperatura continue subindo, mesmo sem uso. Isso pode causar superaquecimento, queimar roupas próximas e, em casos mais graves, até provocar um incêndio.
4. Sanduicheira
Apesar de parecer mais prático deixar a sanduicheira sempre pronta para o uso, o ideal é desconectá-la da tomada e deixá-la esfriar corretamente após cada utilização. Além do gasto desnecessário de energia, manter o aparelho ligado o tempo todo pode causar superaquecimento, comprometer o desempenho e até representar risco de incêndio.
5. Cafeteira
A cafeteira é outro aparelho pequeno e comum de deixar conectado na tomada o tempo todo, mesmo quando não está sendo utilizada. Embora pareça economizar tempo, esse hábito, na verdade, traz impactos negativos no consumo de energia, trazendo gastos extras no fim do mês.
Para mais, manter a cafeteira conectada na tomada traz outros sérios riscos, como danos ao aparelho ou até incêndios. Isso ocorre porque a resistência interna pode aquecer além do esperado.
6. Fogão Elétrico ou Cooktop de Indução
“O fogão elétrico ou o cooktop por indução, ao contrário dos modelos tradicionais, funciona exclusivamente com energia elétrica. Por isso, mesmo quando não estão em uso, se permanecerem conectados à tomada, continuam consumindo energia silenciosamente — ainda que em menor quantidade — e contribuindo para o aumento da conta de luz no fim do mês.
Outro risco importante de deixar esses aparelhos sempre ligados é a possibilidade de incêndios. Como funcionam por meio de aquecimento, o acúmulo de energia pode levar ao superaquecimento, comprometendo o equipamento e colocando a segurança da casa em risco.
7. Máquina de Lavar Roupas
“A máquina de lavar roupa é outro eletrodoméstico bastante comum nos lares brasileiros. E, assim como os demais, deixá-la conectada à tomada o tempo todo pode afetar tanto a economia de energia quanto o bom funcionamento do aparelho a longo prazo.
O ideal é retirar o plugue da tomada ao final de cada ciclo de lavagem. Além disso, manter a porta aberta ajuda a eliminar a umidade interna, prevenindo odores e mofo. Com esses cuidados simples, dá pra economizar na conta de luz e ainda prolongar a vida útil da máquina.
8. Exaustor, Depurador de ar e Coifa
Tanto o exaustor quanto o depurador de ar e a coifa não são eletrodomésticos presentes em todos os lares. No entanto, quem opta por esse tipo de aparelho muitas vezes acaba deixando-os conectados à tomada o tempo todo, seja por praticidade ou por falta de informação. O ideal, porém, é desconectá-los sempre que o uso for finalizado. Assim, você evita o consumo desnecessário de energia.
Fonte: TechTudo