As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram início nesta segunda-feira, 27, e irão até o dia 7 de junho, podendo ser feitas pela Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O edital do exame, que também está disponível no site do Inep desde 13 de maio, possibilita a visualização do cronograma e das regras desta edição.
As provas, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, contam com questões nas temáticas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, além do desenvolvimento de uma Redação no modelo dissertativo-argumentativo. Para efetuar a inscrição é necessário pagar a taxa de R$ 85, exceto para aqueles que solicitarem a isenção da tarifa. Aqueles que buscam a liberação do pagamento devem consultar o edital da prova e constatar se têm o devido direito.
Preparação
Como forma de proporcionar um melhor preparo para o Enem, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) disponibiliza o Programa Pré-Universitário (Preuni), que é considerado o maior curso preparatório do país e o que mais aprova no ensino superior do estado. O programa é destinado a alunos que cursam a 3ª série do Ensino Médio da rede pública, egressos da rede e candidatos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
De acordo com a coordenadora do Preuni, Gisele Pádua, o Enem é uma prova que avalia habilidades e competências adquiridas pelos estudantes durante todo o ensino médio. No entanto, quando os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino chegam ao último ano, eles têm a possibilidade de participar do curso preparatório e intensificar seus estudos.
“Essa preparação acontece ao longo de 34 semanas de aula e revisões, em um cronograma extenso e intenso, sendo ela completamente direcionada para o exame. Então, neste período de inscrição, nós incentivamos todos os estudantes a se inscreverem e realizarem o exame, pois sabemos que este é um momento importante e de virada de chave na vida desses jovens”, comenta a gestora.
Sergipe em destaque
Foto: Ascom Seduc