Nas alegrias da vivência do Jubileu de 75 anos, a Diocese de Campina Grande comunica a todos o andamento das obras da Residência Sacerdotal São João Maria Vianney, que desde o dia 01 de novembro vem sendo construído no mesmo terreno que fica o Seminário Diocesano, no bairro do Alto Branco, em Campina Grande.
O Lar Sacerdotal será voltado para acolher os padres idosos e enfermos e se configura como uma grande obra social que a diocese está empreendendo.
A iniciativa da construção deste espaço foi de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, ao perceber a necessidade deste lugar, dado o aumento do número de sacerdotes, envelhecimento natural de uma parcela do clero e eventuais problemas de saúde, como tratamentos e cirurgias.
O clero inteiro abraçou a causa e está atuando diretamente na obra, através de uma comissão de Padres, com a coordenação do Padre Hermes.
Um pouco do histórico da obra
A obra começou no dia 01 de novembro com o serviço de terraplanagem, isto é, uma etapa extremamente necessária na construção de edifícios, estradas ou, até mesmo, para evitar possíveis acidentes com o solo, trata-se do nivelamento ou da preparação do terreno para receber a estrutura da construção.
No dia 21 de novembro, foi instalado o canteiro de obras contando com 5 funcionários, sendo eles um Mestre de Obras, um Pedreiro e três serventes. Contando com um tapume, abrigo para betoneira e cimento; oficina para carpinteiro e armador; almoxarifado, escritório da obra, banheiro, gabarito da obra e marcação, escavação para sapatas, instalação elétrica e hidráulica.
No dia 03 de janeiro passaram a compor a obra um armador, um carpinteiro e três serventes, começando aí o trabalho estrutural de fundação do prédio; em março, mais um servente passou a trabalhar nas dependências.
Em meados do mês de junho, a obra se encontrava com parte das colunas ao lado direito do prédio feitas, a colocação da laje também realizada, podendo esta etapa inicial, ser considerada concluída; com previsão para o dia 15 de julho, a obra chegará a 50% da sua estrutura.
As dependências do prédio
Este prédio será um espaço de convivência e cuidado comunitário, promovendo uma moradia digna para os padres idosos. A referida residência contará com dois pavimentos, um térreo e um primeiro andar, e haverá uma capela, acessibilidade para os idosos, elevador que atenderá as necessidades, espaço para repouso, assistência à saúde com salas de enfermaria, fisioterapia, esterilização e farmácia. Os quartos que ficarão situados no primeiro andar também atenderão todas as necessidades do público idoso.
Para contribuir
Aos que desejam ajudar materialmente neste importante projeto, a comissão disponibiliza uma CHAVE PIX (e-mail) da conta específica da obra:
Fotos e Informações: Rafael, Pe. Hermes e Pe. Rodolfo.