O corpo de Rafaela Alves dos Santos, de 24 anos, que morreu ao ser esmagada por uma máquina usada para amassar batata, no município de Perdizes (MG), chegou em Sergipe, no final da tarde desta sexta-feira (18).
O avião trazendo o corpo de Rafaela chegou ao aeroporto Santa Maria, em Aracaju, em voo fretado e sem seguida o corpo foi levado a uma funerária em Aracaju e seguirá para a cidade de Santa Luzia do Itanhy, onde ela morava com a família.
O corto será sepultado neste sábado (19).
O acidente
Rafaela Alves estava realizando a separação de detritos e de batatas. Ela estava em cima da esteira que move o alimento. Porém, o maquinário estava desligado. Em um determinado momento o equipamento ligou e arrastou a jovem até a máquina que esmaga o alimento.
Nota de solidariedade e repúdio
Em nota, o deputado federal João Daniel disse que “recebo com muita tristeza e indignação a notícia do falecimento da sergipana, trabalhadora, Rafaela Alves dos Santos, 24 anos, natural de Santa Luzia do Itanhy.
A morte se deu em um acidente de trabalho, com Rafaela tendo sido arrastada pela esteira de uma das máquinas transportadoras de uma indústria de processamento de batatas, em Perdizes-MG.
A nota diz ainda que “Rafaela Alves é mais uma vítima de um sistema de trabalho desumano, capitalista, que “coisifica” as pessoas, as transformando em uma mera engrenagem dentro de um processo lucrativo para os empresários e destruidor para os trabalhadores. Registro as minhas condolências ao tempo em que reforço a minha indignação e o meu repúdio à condição de trabalho desumana a que a sergipana Rafaela foi submetida”.
João Daniel concluiu dizendo que “como deputado federal e presidente de comissão na Câmara, trabalharemos para que haja, ao menos, uma reparação à família, diante da gravidade e perversidade ocorrida”.
Faxaju