noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Brasil

MINISTÉRIO DA SAÚDE INCORPORA PÍLULA ANTICOVID NO SUS

É o primeiro remédio oral para tratamento de casos leves a moderados de covid-19

Publicada em 09/05/22 às 08:57h - 198 visualizações

Revista Oeste.


Compartilhe
Compartilhar a noticia MINISTÉRIO DA SAÚDE INCORPORA PÍLULA ANTICOVID NO SUS  Compartilhar a noticia MINISTÉRIO DA SAÚDE INCORPORA PÍLULA ANTICOVID NO SUS  Compartilhar a noticia MINISTÉRIO DA SAÚDE INCORPORA PÍLULA ANTICOVID NO SUS

Link da Notícia:

MINISTÉRIO DA SAÚDE INCORPORA PÍLULA ANTICOVID NO SUS
 (Foto: Divulgação)

Ministério da Saúde aprovou o uso no Sistema Único de Saúde (SUS) do primeiro remédio oral para casos leves a moderados de covid-19.

O Paxlovid, composto pelos antivirais nirmatrelvir e ritonavir, fabricado pela farmacêutica Pfizer, tem o objetivo de prevenir internações, complicações e mortes.

Em 30 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do Paxlovid. Depois da publicação da incorporação no Diário Oficial da União, na sexta-feira 6, o ministério tem 180 dias para disponibilizar o tratamento na rede pública.

Com potencial para redução da evolução da doença para quadros graves, o medicamento será ofertado para pacientes adultos imunocomprometidos ou com idade igual ou superior a 65 anos.

O tratamento só poderá ser utilizado em caso de teste positivo para doença e em até cinco dias após início dos sintomas.

O Paxlovid se mostrou capaz de reduzir em até 89% o risco de hospitalização e morte nos grupos de risco. Segundo o Ministério da Saúde, o nirmatrelvir é uma molécula que inibe uma enzima importante do coronavírus, impedindo que ele se prolifere. Já o ritonavir inibe outra enzima que degrada o nirmatrelvir. Pela decisão tomada pela pasta, também será feita uma reavaliação em até 12 meses sobre o uso do remédio.

Em abril, o Ministério da Saúde incorporou o medicamento baricitinibe para casos graves da covid-19. Ele também foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde e já tinha registro no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide e dermatite atópica.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3332434
Usuários Online: 35
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!