noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Brasil

INDÍGENAS VOLTAM A PROTESTAR EM BRASÍLIA CONTRA MARCO TEMPORAL

Julgamento da pauta no STF deve ser retomado na próxima quarta-feira

Publicada em 28/08/21 às 08:43h - 155 visualizações

Agência Brasil


Compartilhe
Compartilhar a noticia INDÍGENAS VOLTAM A PROTESTAR EM BRASÍLIA CONTRA MARCO TEMPORAL  Compartilhar a noticia INDÍGENAS VOLTAM A PROTESTAR EM BRASÍLIA CONTRA MARCO TEMPORAL  Compartilhar a noticia INDÍGENAS VOLTAM A PROTESTAR EM BRASÍLIA CONTRA MARCO TEMPORAL

Link da Notícia:

INDÍGENAS VOLTAM A PROTESTAR EM BRASÍLIA CONTRA MARCO TEMPORAL
 (Foto: Agência Brasil)
Indígenas voltaram a protestar hoje (27) contra o marco temporal para demarcação de terras indígenas. O grupo está em Brasília para acompanhar a votação do tema, que chegou a entrar na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) esta semana e deve ser retomado na quarta-feira (1º).

No final da manhã, em frente ao Palácio do Planalto, os manifestantes atearam fogo a um caixão feito de papelão que continha dizeres como “Marco temporal não”, “Fora, garimpo” e “Fora, grileiros”, além de críticas ao presidente Jair Bolsonaro. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foi acionado e apagou as chamas.

Marco temporal
O STF iniciou ontem (26) o julgamento da ação que pode analisar o marco temporal de terras indígenas. Na data, somente o resumo do processo foi lido pelo relator, ministro Edson Fachin. O julgamento será retomado na próxima quarta-feira, quando 39 entidades devem se manifestar na tribuna da Corte.
 
O processo trata da disputa pela posse da Terra Indígena Ibirama, localizada em Santa Catarina. A área é habitada pelos povos Xokleng, Kaingang e Guarani. O processo, entretanto, tem a chamada repercussão geral – a decisão que for tomada servirá de baliza para casos semelhantes que forem decididos pelo Judiciário.
 
Além disso, durante o julgamento, os ministros poderão discutir a questão do marco temporal. Pela tese, os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3325492
Usuários Online: 104
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!