Na abertura do evento, o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, destacou que essa iniciativa da ANEEL, reconhece ano-a-ano as distribuidoras mais bem avaliadas pelo consumidor, é a percepção do consumidor que indica o ganhador do Prêmio.
Pepitone ressaltou que a confiança dos consumidores no fornecimento de energia elétrica, por meio da regulação e da fiscalização dos serviços de distribuição, é o pilar da relação da ANEEL com os consumidores brasileiros. “Trata-se de relação construída diariamente, com dedicação, cuidado, transparência e respeito às regras do setor. Mesmo diante do novo e inesperado desafio de 2020, a Agência em nenhum momento perdeu o foco no fornecimento de energia com qualidade. A satisfação do consumidor é uma obsessão na ANEEL, e temos muito a nos orgulhar”, afirmou.
O ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, que participou da premiação online por meio de vídeo, ressaltou “Apesar das dificuldades, as concessionarias se superaram e no geral prestaram um serviço de qualidade e eficiência”, elogiou o ministro. Albuquerque também destacou que as permissionárias e concessionárias, em média, cumpriram os limites de duração e frequência de interrupções no fornecimento de energia estabelecidos pela agência reguladora. “Parabenizo a ANEEL e as instituições do setor elétrico pela busca constante em aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado aos brasileiros.”
As avaliações das 51 permissionárias e 53 concessionárias de energia elétrica foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, no período de 17/11/2020 a 12/2/2021. As equipes de pesquisa percorreram 75 mil km e entrevistaram 29.611 consumidores de 612 munícipios atendidos pelas distribuidoras de energia. A ANEEL avalia 14 categorias na pesquisa, entregando troféus a todas cujas distribuidoras avaliadas obtenham nota acima de 60% de satisfação do consumidor. Esta é a 18ª edição da premiação, realizada anualmente pela ANEEL, e a primeira realizada por teleconferência, de acordo com os protocolos recomendados para prevenção à pandemia.
Prestigiada por mais de 640 espectadores simultâneos no canal da ANEEL no YouTube, a cerimônia contou com a participação do ministro de Minas e Energia e também de outras autoridades do setor. Subiram ao palco para pronunciamentos e entrega dos prêmios, presencial ou virtualmente, os diretores da ANEEL André Pepitone, Elisa Bastos, Hélvio Guerra e Sandoval Feitosa, os secretários do MME Christiano Vieira e Paulo Cesar Domingues, o presidente do conselho da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Rui Altieri, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema(ONS), Luiz Carlos Ciocchi, e os superintendentes da ANEEL André Ruelli, Carlos Alberto Mattar e Camila Bomfim.
As vencedoras receberão seus troféus e certificados nos próximos dias. Confira a seguir relação das vencedoras em cada categoria. Os resultados detalhados podem ser consultados em: www.aneel.gov.br/ultima-pesquisa-iasc