noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Brasil

AGRICULTORES BUSCAM ALTERNATIVAS PARA EVITAR PREJUÍZOS DO FRIO

Saiba como pomares e hortas estão sendo protegidos nesse período de massa de ar polar no país

Publicada em 29/07/21 às 09:38h - 204 visualizações

SBT News


Compartilhe
Compartilhar a noticia AGRICULTORES BUSCAM ALTERNATIVAS PARA EVITAR PREJUÍZOS DO FRIO  Compartilhar a noticia AGRICULTORES BUSCAM ALTERNATIVAS PARA EVITAR PREJUÍZOS DO FRIO  Compartilhar a noticia AGRICULTORES BUSCAM ALTERNATIVAS PARA EVITAR PREJUÍZOS DO FRIO

Link da Notícia:

AGRICULTORES BUSCAM ALTERNATIVAS PARA EVITAR PREJUÍZOS DO FRIO
 (Foto: divulgação)
Produtores rurais no país estão adotando técnicas para atenuar os prejuízos da geada em parte das plantações.Quem cultiva frutas está acionando o sistema de irrigação por aspersão: de madrugada a água é liberada para dispersar a camada de gelo que se forma sobre as plantas.

Os produtores de banana estão cobrindo os cachos com sacos plásticos.

No caso de hortaliças, a recomendação é o uso de aspersores no dia em que a geada ocorre, até o nascer do sol. Como a água tem temperatura maior em relação ao ambiente em momentos de frio intenso, forma-se uma camada de vapor que protege as plantas do congelamento.

Em alguns casos, produtores têm coberto as folhagens com lona de TNT e as têm aquecido com fumaça. Alguns também pulverizam a plantação com sal para diminuir o congelamento das folhas.

Veja outras dicas dos técnicos e agrônomos:

Morango
Cobrir as  plantas com plástico branco leitoso, de preferência na forma de túneis, mesmo daquelas já produzidas em ambientes protegidos altos. Também é muito importante não irrigar nem fertirrigar na véspera da geada, para evitar o congelamento da água presente no solo logo abaixo do mulching (plástico de cobertura do solo) ou substrato (sacos de cultivo), o que pode danificar as raízes e matar as plantas. Os túneis devem ser fechados antes da ocorrência da geada. Após a passagem da geada, o produtor deve ficar atento às doenças relacionadas à podridão dos frutos.

Citros
Nos pomares jovens, com até dois anos, recomenda-se a proteção do tronco contra o frio, usando barreiras físicas como papelão, plástico, capim ou palha. Ainda pode-se avaliar a proteção da planta por inteiro.

Gado de corte
A principal preocupação é com o crestamento das pastagens, que é a queima da parte vegetativa em decorrência de geadas muito fortes. Na região do Planalto Sul, onde se pratica a integração lavoura-pecuária em larga escala, esse mesmo dano pode ocorrer também em pastagens cultivadas. A recomendação é usar o máximo da pastagem para alimentar o gado ainda antes do frio intenso, principalmente nos casos onde se cultiva aveias, que são mais sensíveis a frios intensos.

Gado de leite
Os animais parindo e as crias devem ser abrigados em locais secos e sem vento. Para proteger os rebanhos adultos do frio, a recomendação é leva-los para locais com árvores, tanto nativas como sistemas silvipastoris, que vão funcionar como quebra-vento. Na alimentação, em caso de danos nas pastagens cultivadas, especialmente aveia, recomenda-se a utilização de outras fontes de alimento, como silagem e feno.


(Com informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3331249
Usuários Online: 127
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!