O secretário da Saúde de Salvador, Léo Prates, estima que o Carnaval na cidade em 2022 seja realizado em ambientes ventilados e abertos. "Se continuar o cenário que temos hoje, vai ser possível realizar o Carnaval em ambientes ventilados e abertos, com controle de acesso para pessoas vacinadas”, afirmou Leo Prates", disse, em entrevista à rádio Metrópole nesta segunda-feira (26).
Durante a entrevista ao programa Sete em Ponto, o secretário disse que a taxa de transmissão da Covid-19 na cidade está em 0,64%, abaixo de 1%, o que significa controle da pandemia, conforme a OMS. A ocupação de leitos de UTI adulto está em 44%.
Prates também ressaltou que o avanço das flexibilizações não significa que a pandemia acabou e faz um apelo para a população continuar seguindo os protocolos de segurança. “Vamos continuar usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento”, destaca.
O secretário de Saúde já tinha comentado sobre a possibilidade do Carnaval em 2022 não acontecer da forma tradicional. Prates chegou a estimar a realização da festa em formato "indoor", evento em ambiente fechado com controle dos participantes.
Eventos-teste
Em agosto, vai acontecer o primeiro evento-teste em Salvador. Serão 500 pessoas vacinados com ao menos a primeira dose da vacina contra a covid-19.
Também está sendo planejado um evento maior para acontecer em uma das três ilhas da capital baiana.