noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Brasil

APROVADO TEXTO-BASE PARA SUS USAR REMÉDIOS SEM INDICAÇÃO DA ANVISA

O PL (Projeto de Lei) fortalece o uso de medicamentos em casos que não constem na indicação usual da agência reguladora

Publicada em 16/07/21 às 09:43h - 231 visualizações

Agência Estado


Compartilhe
Compartilhar a noticia APROVADO TEXTO-BASE PARA SUS USAR REMÉDIOS SEM INDICAÇÃO DA ANVISA  Compartilhar a noticia APROVADO TEXTO-BASE PARA SUS USAR REMÉDIOS SEM INDICAÇÃO DA ANVISA  Compartilhar a noticia APROVADO TEXTO-BASE PARA SUS USAR REMÉDIOS SEM INDICAÇÃO DA ANVISA

Link da Notícia:

APROVADO TEXTO-BASE PARA SUS USAR REMÉDIOS SEM INDICAÇÃO DA ANVISA
 (Foto: PIXABAY)
Por 277 a 177 votos, a Câmara dos Deputados aprovou, na noite de quinta-feira (15), o texto-base do projeto de lei que autoriza o SUS (Sistema Único de Saúde) a utilizar medicamentos e tecnologias mesmo em casos distintos daqueles indicados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Líderes acertaram o adiamento da apreciação dos destaques.

Enviado à Casa pelo Senado, o projeto altera a Lei Orgânica da Saúde e fortalece o uso "off label" de medicamentos - isto é, o emprego em casos que não constem na indicação usual. Se a proposta for sancionada sem alterações, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), órgão em que o Ministério da Saúde tem maioria, poderá autorizar o emprego de medicamentos em usos sem previsão nos registros da Anvisa, desde que demonstradas evidências sobre eficácia, acurácia, efetividade e segurança.

O relator, deputado Rafafá (PSDB-PE), entende que o projeto vai facilitar, por exemplo, o tratamento de doenças raras. O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), no entanto, alerta para a possibilidade de desmonte de atribuições da Anvisa. Ele chegou a apresentar um requerimento de retirada de pauta do PL, mas foi vencido. "Do jeito que está a lei, quem definirá (se o medicamento) tem base científica é o governo de plantão", afirmou Padilha, durante a sessão. "Na prática, se esse relatório estivesse em vigência, o que Bolsonaro quis fazer com a cloroquina não teria mais obstáculo", acrescentou.

O governo do presidente Jair Bolsonaro tentou alterar a bula da cloroquina para indicá-la no tratamento da covid-19, mesmo sem comprovação científica, mas o movimento foi freado pela Anvisa.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3339093
Usuários Online: 44
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!