Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, uma dúvida comum é: o imunizante funciona em pessoas com sistema imunológico fraco?
A resposta é: sim. Provavelmente, não da mesma forma como ocorreria em um indivíduo saudável, porém a vacina oferece certa proteção e é recomendada por especialistas. Dessa forma, famílias e amigos que possuem pessoas próximas com problemas imunológicos devem se vacinar, a fim de diminuir as probabilidades de transmitir o vírus para aquele que é imunologicamente debilitado.
Os estudos dos imunizantes contra o coronavírus ainda não foram realizados em larga escala em pessoas com sistema imunológico fragilizado. Porém, com o conhecimento acerca de outras doenças, supõe-se que as vacinas não funcionem da mesma forma que em pessoas sem esses problemas.
Com isso, o especialista em transplantes da Universidade de Medicina de Washington em Seattle, Dr. Ajit Limaye, afirma que esses indivíduos devem manter as precauções contra o vírus, como usar máscaras e evitar aglomerações. A mesma medida vale para quem já se vacinou e possui o sistema imunológico saudável.
Alguns estudos já estão sendo conduzidos acerca de pessoas que possuem um órgão transplantado. Os pesquisadores buscam saber se uma dose extra tornará as vacinas mais efetivas nesse grupo.
Na França, diretrizes já recomendam a aplicação de uma terceira dose contra a Covid-19 para pessoas imunocomprometidas, incluindo aquelas que receberam transplante de órgãos. Já em Israel, essa terceira aplicação nesses grupos já ocorre com a vacina da Pfizer.
*com informações da Associated Press