O bairro Bomfim, zona oeste da cidade de Estância, um lugar além da ponte Dom Pedro II, talvez seja a rua mais ‘nova’ dessa comunidade, porém, de nova não se tem nada. Mesmo com o desenvolvimento industrial que existe nesse bairro, por funcionarem diversas indústrias têxteis, esta rua, que emprega o nome de uma saudosa operária da Fábrica Senhor do Bomfim, vive no descaso público.
São mais de quinhentas moradias existentes na Rua Maria Santana Santos, na qual centenas de moradores vivem disputando espaço para se locomoverem com lamas e os esgotos sanitários. Um lugar maltratado e sem nenhuma infraestrutura para as residências.
Esgotos fétidos e a céu aberto
A moradora Jovelina recorda que esse terreno foi invadido para a construção de casas, quando na época o prefeito era Zé Nelson. “Desde quando aconteceu essa invasão que a prefeitura não fez nada de melhoria por aqui, a não ser promessas de candidatos”, lembrou.
Na rua não existe nenhuma pavimentação e nem rede de esgotos. Eles reclamam de um grande esgoto que passa pelos fundos de suas casas, onde temem as cobras, doenças e as inundações. “Na eleição passada o candidato Gilson Andrade, hoje prefeito reeleito, esteve nessa rua prometendo que agora ia fazer e já se passaram quase cinco meses e a rua continua na mesma situação”, reclama o morador Olivaldo.
Esgoto nos fundos das residências
Outra moradora, identificada por Maria, pede que o prefeito Gilson Andrade cumpra o que prometeu na eleição passada, ele apareça para fazer o saneamento básico e a infraestrutura da Rua Maria Santana Santos. “Eu peço um favor, que o senhor venha fazer alguma coisa pra gente, estamos sofrendo, cadê sua promessa?”, implorou.
O descaso público na Rua Maria Santana Santos é visível. Lá, para circular algum carro ou motocicleta, existe muita dificuldade porque os buracos e os esgotos nas portas atrapalham. De acordo com o morador Vinicius, são mais de vinte anos que sua rua vive nessa problemática. “Praticamente desde quando surgiu essa rua que já passaram pela prefeitura cinco administradores e nenhum até o presente momento realizou uma benfeitoria nela”, disse o jovem.
Buracos e esgotos
A Redação da Tribuna Cultural entrou em contato com a Secom, e o secretário adjunto da Comunicação, Genilson Máximo, informou que o prefeito Gilson Andrade, no dia 6 de maio deste ano, assinou a ordem de serviço para a macrodrenagem da Rua Maria Santana Santos.
A prefeitura firmou contrato com a Empresa Santa Terezinha Construções e fará investimento na ordem de R$ 198 mil reais. Será construído um canal em alvenaria no espaço entre as residências e o Loteamento Bela Vista.
Redação Tribuna Cultural
Está na previsão das ações da gestão municipal o serviço de drenagem e pavimentação da referida rua, o gestor está na busca dos recursos.