Uma em cada três pessoas que tiveram o novo coronavírus foi diagnosticada com doença mental ou neurológica após a covid. É isso o que indica um estudo publicado na 3ª feira (7.abr) na revista científica The Lancet Psychiatry.
De acordo com a pesquisa, sobreviventes da covid foram diagnosticados seis meses após a doença com ansiedade (17%), transtornos de humor (14%), abusos de substâncias (7%) ou insônia (5%).
Outras doenças neurológicas mais graves também foram identificadas, mas em menor proporção. É o caso da hemorragia cerebral (0,6%), acidente vascular cerebral (AVC), com 2,1%, e até demência (0,7%).
Os riscos de desenvolvimento de transtornos é maior em pacientes que tiveram um caso grave de covid. Mas a pesquisa indica a possibilidade a qualquer pessoa que teve a doença.
Os pesquisadores que conduziram a avaliação analisaram dados de 236.379 pacientes. A maioria norte-americanos. E comparou o grupo a outros pacientes que tiveram gripe e outras doenças respiratórias. Como casos leves de covid nem sempre são identificados, há possibilidade de que o grupo avaliado conte com mais casos graves do que o geral da população.