Durante o procedimento de verificação física de mercadorias, a Receita Federal apreendeu na segunda-feira (8.mar) 82 mil aparelhos de tv box no porto do Rio de Janeiro. A carga está avaliada em aproximadamente R$ 4.100,000,00.
Apenas em 2021, já são 182.000 aparelhos de 'TV box' apreendidos pelo gerenciamento de riscos realizado pela Alfândega da Receita Federal no porto do Rio.
Além disso, a operação de repressão à pirataria e contrafação também realizada na segunda-feira, apreendeu uma grande quantidade de mercadoria pirata em duas transportadoras em Ramos e na Pavuna, zona norte do Rio.
A ação foi comandada pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal na 7ª Região Fiscal (RJ/ES). Entre as mercadorias apreendidas estavam: capas para celular, óculos de sol e 300 kg de mochilas e chaveiros, todos sem a comprovação de importação regular.
A atuação da Receita Federal visa primordialmente a proteção da sociedade, além de coibir o enriquecimento pelas organizações criminosas e a concorrência desleal à indústria e ao comércio regularmente instalado.