noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Brasil

GOVERNO PRIORIZA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NO SETOR ENERGÉTICO

MME fará estudo para futuras centrais de energia termonuclear

Publicada em 09/03/21 às 12:30h - 269 visualizações

Agência Brasil


Compartilhe
Compartilhar a noticia GOVERNO PRIORIZA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NO SETOR ENERGÉTICO  Compartilhar a noticia GOVERNO PRIORIZA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NO SETOR ENERGÉTICO  Compartilhar a noticia GOVERNO PRIORIZA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NO SETOR ENERGÉTICO

Link da Notícia:

GOVERNO PRIORIZA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NO SETOR ENERGÉTICO
 (Foto: Getty Images)
O presidente Jair Bolsonaro aprovou a resolução que estabelece orientações sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor de energia no país para estudos regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

A Resolução nº 2/2021, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), foi publicada hoje (9) no Diário Oficial da União, e também determina ao Ministério de Minas e Energia a elaboração de estudos para definição de novos locais para instalação de futuras centrais de geração de energia termonuclear.

A pasta ainda deverá avaliar a possibilidade e a forma de destinação de recursos à Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O prazo é de 60 dias e a pasta deve consultar o Ministério da Economia. 

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que a medida tem por finalidade prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético a fim de reforçar o caixa da EPE, empresa pública, em um cenário de restrição orçamentária.

De acordo com a resolução, os recursos da Aneel e ANP deverão ser priorizados para estudos nas áreas de hidrogênio, energia nuclear, biocombustíveis, armazenamento de energia, tecnologias para a geração termelétrica sustentável, transformação digital e minerais estratégicos para o setor energético.

Para a Presidência da República, a medida se justifica “em face da necessidade de aprimoramento das políticas de ciência, tecnologia e inovação nos setores de energia e de mineração e de melhor aproveitamento da aplicação de recursos de PD&I [pesquisa, desenvolvimento e inovação] no setor de energia em médio e longo prazos”.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3333631
Usuários Online: 829
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!