A queda das ações da Petrobras nesta 2ª feira (22.fev) fez com que a estatal perdesse R$ 74,2 bilhões em valor de mercado em apenas um dia, segundo a consultoria Economatica. O derretimento das ações da empresa puxou a queda na cotação da Ibovespa, que fechou o dia em queda de 4,87%, a 112.667,70 pontos.
O valor de mercado da estatal despencou pelo 2º dia seguido. Na 6ª feira (19), a empresa já havia encolhido em R$ 28 bilhões.
Os números respondem ao clima de apreensão depois que o presidente Jair Bolsonaro sinalizou que passaria a interferir mais diretamente na companhia. Na noite de 5ª feira, um dia antes da primeira queda acentuada dos papéis da empresa, Bolsonaro criticou o presidente da empresa, Roberto Castello Branco, em transmissão ao vivo.
Depois, na 6ª feira, o presidente anunciou que o general Joaquim Silva e Luna sucederia Castello Branco no comando da empresa. Como os mercados já estavam fechados, os efeitos da indicação só puderam ser sentidos nesta 2ª feira.
IBOVESPA
O principal índice da B3, bolsa de valores brasileira, teve queda acentuada logo pela manhã. Abriu o dia a 118.388,07 pontos e fechou a 112.667,70, uma queda de 4,87%.