O Enem Digital teve uma abstenção de 71,3%. Apenas 26.709 candidatos compareceram ao segundo dia de aplicação das provas neste domingo (7.fev). Os números ainda são preliminares e excluem os alunos do Amazonas que ainda farão a reaplicação da prova por causa da pandemia e dos alunos de uma escola de Macapá que não fizeram o exame por problemas na estrutura do prédio e farão nos dias 23 e 24 de fevereiro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou as provas em 104 municípios brasileiros em mais de quatro mil salas com laboratórios de informática.
Em entrevista coletiva no Inep, após o encerramento das provas, o presidente da autarquia, Alexandre Lopes, afirmou que o resultado foi satisfatório "Nosso papel é oferecer à sociedade uma oportunidade de um exame de acesso ao ensino superior e isso nós conseguirmos fazer. A opção de não fazer é uma opção individual e isso a gente respeita", diz Lopes. O Inep quer expandir a aplicação digital já na edição deste ano e ampliar as provas no computador em 100% até 2026.
Os gabaritos serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de fevereiro.