Novembro é marcado pela conscientização da saúde do homem, em especial pelo câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, INCA, este é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
De acordo com o INCA, o câncer de próstata é mais comum a partir dos 65 anos de idade, sendo 75% dos casos nessa faixa etária. Alguns dos tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A estimativa da instituição para este ano é de 65.840 novos casos.
Fatores que aumentam o risco
A idade é um fator de risco, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Fatores genéticos também podem influenciar. Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.
Sintomas
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Segundo o INCA, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Diagnóstico
O câncer da próstata pode ser identificado com a combinação de dois exames: exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico e o toque retal. A biópsia é o único procedimento capaz de confirmar o câncer.