Responsável por revelar talentos como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Menezes e pioneira na criação de projetos de democratização da música de concerto, como o Aquarius e os Concertos da Juventude, a OSB chega aos 80 com fôlego para levar ao público uma temporada especial e comemorativa, com destaque para a música brasileira e os artistas nacionais, tendo sua própria história como fio condutor da programação. “Idealizamos uma temporada em que a própria Orquestra Sinfônica Brasileira é a protagonista. Ao longo do ano, levaremos ao palco um pouco dessas oito décadas, seja com músicos convidados cujas carreiras têm estreita relação com a OSB, seja com programas compostos por obras que estiveram presentes em concertos históricos” – adianta a diretora geral da FOSB, Ana Flávia Cabral Souza Leite.
Uma trajetória que se confunde com a história da própria música. Fundada em 1940 pelo Maestro José Siqueira, a Orquestra Sinfônica Brasileira completa, em 2020, 80 anos em grande estilo. A nova temporada, que começa no dia 16, vai levar ao público uma série de concertos que vão destacar artistas nacionais e os 250 anos do nascimento de Beethoven.
Sob a regência do maestro Neil Thomson, a noite de abertura, no Theatro Municipal do Rio, terá início com a abertura da ópera "O Guarani", de Carlos Gomes. Segundo a diretora geral da OSB, Ana Flavia Cabral, a celebração é mais do que importante, ainda mais em meio a dificuldades que a instituição enfrentou recentemente.
O mais tradicional conjunto sinfônico do país é reconhecido até hoje pelo pioneirismo: foi o primeiro a realizar turnês pelo exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Mas também há inovação do outro lado do show. É o caso do estagiário de engenharia mecânica, Felipe Pereira, que pediu a namorada, Letícia Leal, em casamento durante uma apresentação da Orquestra em 2019.
E a OSB parece realmente ter esse poder de tocar na vida das pessoas. Prova disso é Linda Bustani. Em 1964 e 1965, quando tinha 13 e 14 anos, a pianista venceu o concurso Jovens Solistas da Orquestra.
Nos últimos anos, a instituição enfrentou problemas financeiros, mas nada disso abala a celebração. A temporada 2020 da Orquestra Sinfônica Brasileira vai contar com diversos espetáculos. Além de focar na história da própria orquestra, o público pode esperar diversas homenagens a música nacional e internacional, dos mais variados gêneros. Você pode encontrar a programação completa no site da instituição.
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.